Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DOS FATORES QUE LEVAM AO MAIOR ENGAJAMENTO NAS REDES SOCIAIS DE EMPRESAS DE COSMÉTICOS BRASILEIRAS
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Tema

Estratégia e Inovação em Marketing

Autores

Nome
1 - MARIANA AMORIM DE LIMA
Universidade Federal de Uberlandia - UFU - Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
2 - Luíza Flávio Viana Rodrigues
Universidade Federal de Uberlandia - UFU - Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
3 - Vérica Freitas
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) -
4 - Veronica Freitas de Paula
Universidade Federal de Uberlandia - UFU - Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

O Brasil é o quarto maior mercado consumidor de cosméticos do mundo. As marcas brasileiras de cosméticos estão entre as maiores e que mais faturam no país, e estes números vem crescendo nos últimos anos. O presente artigo busca analisar os perfis do Instagram® de empresas de cosméticos brasileiras, visando analisar e classificar as postagens feitas por essas empresas no Instagram® a fim de identificar e classificar os fatores que possibilitam maior engajamento nas publicações feitas em redes sociais de empresas de cosméticos brasileiras, e analisar os comentários dos usuários seguindo o modelo de Resposta Cognitiva. O método de pesquisa utilizado foi a netnografia, que utiliza meios exclusivamente digitais para coleta de dados. Foram analisadas as três postagens com maior taxa de engajamento da rede social Instagram® das quatro maiores empresas de cosméticos brasileiras. A partir da análise dos dados coletados foi possível identificar os posicionamentos e estratégias utilizadas pelas empresas estudadas que justificassem o seu alto ou baixo engajamento com o público.

Abstract

Brazil is the fourth largest consumer market for cosmetics in the world. Brazilian cosmetics brands are among the biggest and highest earning in the country, and these figures have been growing in recent years. This article seeks to analyze the Instagram® profiles of Brazilian cosmetics companies, aiming to analyze and classify the posts made by these companies on Instagram® to identify and classify the factors that enable greater engagement in posts made on social media of Brazilian cosmetics companies, and to analyze user comments following the Cognitive Response model. The research method used was netnography, which uses exclusively digital means to collect data. The three posts with the highest engagement rate on the Instagram® profile of the four largest Brazilian cosmetics companies were analyzed. By analyzing the data collected, it was possible to identify the positions and strategies used by the companies studied to justify their high or low engagement with the public.