Resumo

Título do Artigo

REVISÃO SISTEMÁTICA PELO MÉTODO PRISMA: CONTRIBUIÇÕES DOS ODS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Autores

Nome
1 - SILVANIA SCOPEL DE OLIVEIRA SOUZA
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - GUARAPUAVA
2 - Silvio Roberto Stefani
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - PPGDC PPGADM

Reumo

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um esforço conjunto de interesses coletivos a serem alcançados mundialmente até 2030 e nesse contexto as Instituições de Ensino Superior (IES) exercem função primordial como agentes de transformação, por serem promotoras de conhecimento e formação humana. O objetivo desse artigo foi realizar uma Revisão Sistemática (RS) de literatura, sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas Instituições de Ensino Superior do Brasil considerando o recorte temporal dos últimos cinco anos. A partir do método PRISMA, na base científica Web Of Science, foi possível selecionar doze pesquisas nos últimos cinco anos. Os resultados apontam os principais aspectos e contribuições nos diversos ODS em ações de eficiência energética, consumo consciente de recursos naturais, qualidade de vida e saúde e flexibilização curricular. As iniciativas referentes aos ODS, especialmente relacionadas ao ensino e extensão estão sendo realizadas em diversas universidades brasileiras, com vistas a promover uma educação mais consciente e comprometida com desenvolvimento sustentável. Contudo ainda se faz necessário avançar na divulgação dessas ações e estratégias. Aponta-se como limitações dessa revisão sistemática a busca em uma única base de dados e o método de estudo escolhido que selecionou como recorte temporal o período dos últimos cinco anos.

Abstract

The objective of this article was to carry out a Systematic Review (SR) of literature on the Sustainable Development Objectives in Higher Education Institutions in Brazil considering the time frame of the last five years. Using the PRISMA method, in the Web Of Science scientific database, it was possible to select twelve studies in the last five years. The results point out the main aspects and contributions to the various SDGs in energy efficiency actions, conscious consumption of natural resources, quality of life and health and curricular flexibility. Initiatives related to the SDG, especially related to teaching and extension, are being carried out in several Brazilian universities, with a view to promoting a more conscious education committed to sustainable development. However, it is still necessary to advance in the dissemination of these actions and strategies. The limitations of this systematic review are the search in a single database and the chosen study method that selected the period of the last five years as a time frame.