Resumo

Título do Artigo

REVITALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE COBRANÇA: gestão preditiva da inadimplência em uma Instituição de Ensino Superior Confessional
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Tema

Stakeholders e Estratégias Corporativas

Autores

Nome
1 - Israel Silva Feitosa
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis
2 - Adilson Aderito da Silva
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis

Reumo

Neste trabalho aborda-se o desenvolvimento de uma proposta para melhoria dos processos que impactavam o acompanhamento da recuperação de crédito pelo setor de cobrança em uma Instituição de Ensino Superior (IES). A proposta inovadora na IES envolveu a implantação dos módulos de Gestão de Cobrança e de Gestão de Contratos para apoiar as ações de recuperação de crédito e o acompanhamento das etapas dos processos em cobranças judiciais. Trata-se de uma inovação incremental que aparelhará tecnologicamente o setor de cobrança, reduzirá custos de transação, aumentará as taxas de recuperação de crédito e trará maior visibilidade e controle dos resultados nas ações empreendidas no ciclo de cobrança, estabelecendo uma nova abordagem com vistas à prevenção da inadimplência. O desenvolvimento da proposta embasou-se na metodologia Business Problem Solving, adaptada para a elaboração de trabalhos práticos e aplicados no contexto nacional por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). A metodologia é constituída pelas etapas de entendimento do problema, a partir da análise do contexto e da realidade investigada; do diagnóstico para a definição do problema; da elaboração da proposta, estratégias de mudanças e apresentação dos resultados alcançados.

Abstract

This paper addresses the development of a proposal to improve the processes that impacted the monitoring of credit recovery by the collection sector in a Higher Education Institution (HEI). The innovative proposal at the IES involved the implementation of the Collection Management and Contract Management modules to support credit recovery actions and the monitoring of the stages of the processes in judicial collections. This is an incremental innovation that will technologically equip the collection sector, reduce transaction costs, increase credit recovery rates and bring greater visibility and control of the results in the actions taken in the collection cycle, establishing a new approach with a view to preventing delinquency. The development of the proposal was based on the Business Problem Solving methodology, adapted for the elaboration of practical and applied works in the national context by Marcondes, Miguel, Franklin and Perez (2017). The methodology consists of the stages of understanding the problem, based on the analysis of the context and the reality investigated; from diagnosis to problem definition; the preparation of the proposal, strategies for changes and presentation of the results achieved.