Resumo

Título do Artigo

ESCASSEZ DE EMBALAGENS DE VIDRO: proposta de solução para queda das vendas de leite de coco no mercado nacional
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Inovação em Marketing

Autores

Nome
1 - Fabio Levalessi
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis
2 - Adilson Aderito da Silva
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis

Reumo

Aborda-se no trabalho os passos seguidos e as diretrizes para solucionar o problema da queda de vendas do Leite de Coco, motivada pela escassez de embalagens de vidro no mercado nacional. Considerando a magnitude do problema na empresa, avaliou-se as percepções dos consumidores sobre os atributos da embalagem de vidro a fim de ponderar os benefícios e os riscos em migrar para as embalagens de plástico (PET) ou cartonada (Tetra Pack), assim como, os investimentos necessários para desenvolver outros fornecedores de embalagens de vidro. O trabalho amparou-se no método de resolução de problemas proposto por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017) e solução adotada foi a migração da embalagem de vidro para a Tetra Pack. A projeção, é que no primeiro ano da implantação da solução, 30% das vendas das embalagens de vidro sejam convertidas para a embalagem Tetra Pack, evoluindo-se para 70% no segundo ano e 85% no terceiro ano, impactando significativamente a produção e os esforços para a mobilização dos consumidores do produto. Com a implantação da proposta espera-se elevar a sua produção em 10% a partir do terceiro ano, resultando no aumento de market share e do faturamento em mais de 1,5 milhões mensais.

Abstract

The work addresses the steps followed and the guidelines to solve the problem of falling sales of Coconut Milk, caused by the shortage of glass packaging on the national market. Considering the magnitude of the problem in the company, consumers' perceptions of the attributes of glass packaging were evaluated in order to weigh the benefits and risks of migrating to plastic (PET) or cardboard (Tetra Pack) packaging, as well as , the investments needed to develop other suppliers of glass packaging. The work was based on the problem-solving method proposed by Marcondes, Miguel, Franklin and Perez (2017) and the solution adopted was the migration of glass packaging to Tetra Pack. The projection is that in the first year of implementing the solution, 30% of glass packaging sales will be converted to Tetra Pack packaging, evolving to 70% in the second year and 85% in the third year, significantly impacting production and efforts to mobilize consumers of the product. With the implementation of the proposal, it is expected to increase production by 10% from the third year onwards, resulting in an increase in market share and revenue of more than 1.5 million monthly.