Resumo

Título do Artigo

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: aproveitamento de oportunidade com as mudanças introduzidas pelo MEC para emissão documentos acadêmicos
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Tema

Stakeholders e Estratégias Corporativas

Autores

Nome
1 - Vitor Correia Morais
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Mpadn
2 - Adilson Aderito da Silva
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis

Reumo

O trabalho aborda o processo de transformação digital do Setor de Gerenciamento e Atendimento Acadêmico (SGAA) de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Com as demandas do ambiente institucional pelo Decreto nº 10.278 e Portaria nº 360 do Ministério da Educação, a IES vislumbrou a oportunidade para melhorar a eficiência, criar valor à comunidade acadêmica e elevar a competitividade da IES no mercado educacional por meio do uso de novas tecnologias e soluções de inteligência artificial no gerenciamento dos processos de atendimento ao aluno. A proposta permitiu a redução do tempo de espera e deslocamentos para retirada de documentos, elevando nível de satisfação dos alunos com os serviços prestados. Para tal, seguiu-se a metodologia proposta por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez, (2017), que consistiu em explorar o contexto de atuação da IES, diagnosticar, definir e elaborar a proposta e o plano de ações, expor as intervenções realizadas e os resultados da avaliação do aproveitamento da oportunidade, que indicaram melhorias operacionais significativas no novo processo com impactos diretos na experiência do usuário, com destaque à comodidade e à agilidade dos serviços, reforçando o papel da tecnologia digital na prestação de serviços educacionais.

Abstract

The paper addresses the digital transformation process of the Academic Management and Service Sector (SGAA) of a Higher Education Institution (HEI). With the demands of the institutional environment by Decree nº 10,278 and Ordinance nº 360 of the Ministry of Education, the IES saw the opportunity to improve efficiency, create value for the academic community and increase the competitiveness of the IES in the educational market through the use of new technologies and artificial intelligence solutions in managing student service processes. The proposal allowed the reduction of waiting time and travel to collect documents, increasing the level of student satisfaction with the services provided. To this end, the methodology proposed by Marcondes, Miguel, Franklin and Perez, (2017) was followed, which consisted of exploring the context in which the HEI operates, diagnosing, defining and developing the proposal and action plan, exposing the interventions carried out and the results of the evaluation of the use of the opportunity, which indicated significant operational improvements in the new process with direct impacts on the user experience, with emphasis on the convenience and agility of services, reinforcing the role of digital technology in the provision of educational services.