Resumo

Título do Artigo

ESTRUTURAS DE GOVERNANÇA E EFICIÊNCIA OPERACIONAL: ações para mitigar custos de transação e de agência em uma Instituição do Terceiro Setor
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Tema

Stakeholders e Estratégias Corporativas

Autores

Nome
1 - TATIANE TEIXEIRA NERI DO NASCIMENTO
Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo
2 - Daniela Sakashita de Barros
Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo
3 - Adilson Aderito da Silva
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis

Reumo

Este trabalho foi desenvolvido numa Instituição do Terceiro Setor que enfrenta desafios para promover inclusão social pelo desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes, jovens, adultos. Teve por objetivo, propor soluções para minimizar os principais custos de transação e de agência que impactam o desempenho das atividades da Instituição. Utilizou-se a metodologia de resolução de problemas de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017) para analisar o contexto de atuação, diagnosticar as causas do problema e elaborar proposta de solução. Verificou-se que os custos de transação decorrem dos esforços de negociação e elaboração de contratos com fornecedores, ações de monitoramento, prevenção de riscos e demandas judiciais, enquanto, os principais custos de agência advém dos esforços de recrutamento, coordenação e monitoramento das equipes, ações para o alinhamento de interesses entre agentes e o principal. Diante desse contexto, a solução proposta enfocou o fortalecimento de parcerias estratégicas, investimentos em manutenção preventiva, capacitação de profissionais, atualização do sistema de gestão, monitoramento, avaliação e engajamento das equipes. Com a implementação da proposta espera-se que a Instituição supere os desafios e alcance resultados que beneficiem os participantes, preparando-os para o mercado de trabalho, cumprindo, assim, a sua missão institucional

Abstract

This work was developed in a Third Sector Institution that faces challenges to promote social inclusion through the personal, and professional development of adolescents, young people and adults. The objective was to propose solutions to minimize the main transaction, and agency costs that impact the performance of the Institution's activities. The problem-solving methodology of Marcondes, Miguel, Franklin and Perez (2017) was used to analyze the context of action, diagnose the causes of the problem, and prepare a solution proposal. It was found that transaction costs arise from efforts to negotiate, and draft contracts with suppliers, monitoring actions, risk prevention and legal demands, while the main agency costs arise from efforts to recruit, coordinate and monitor teams, actions to align interests between agents and the principal. Given this context, the proposed solution focused on strengthening strategic partnerships, investments in preventive maintenance, professional training, updating the management system, monitoring, evaluation, and team engagement. With the implementation of the proposal, it is expected that the Institution will overcome the challenges, and achieve results that benefit participants, preparing them for the job market, thus fulfilling its institutional mission.