Resumo

Título do Artigo

TRAJETÓRIAS INTERNACIONAIS: LEALDADE À INSTITUIÇÃO DE ENSINO NA PERSPECTIVA DA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL
Abrir Arquivo

Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - Ana Claudia Carrapato
ESPM - São Paulo
2 - Luciana Florêncio de Almeida
ESPM - Sao Paulo

Reumo

O relacionamento entre os estudantes e as instituições de ensino superior (IES) vem sendo estudado sob diversas perspectivas, principalmente sob o aspecto da percepção da qualidade, satisfação e confiança do aluno à instituição. Neste estudo, o objetivo foi investigar o relacionamento e a lealdade entre estudantes e IES na perspectiva de sua experiência em programas de mobilidade acadêmica internacional propiciados pela IES. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura com artigos empíricos publicados até dezembro de 2023, e uma pesquisa de abordagem qualitativa. O corpus da pesquisa é constituído de 18 entrevistas com estudantes que participaram de mobilidade acadêmica internacional no ano de 2022. O estudo possibilitou evidenciar a importância da mobilidade acadêmica internacional na lealdade do estudante à IES. Os benefícios percebidos pelos estudantes consolidaram laços de relacionamento entre ambas as partes, potencializando a estratégia de educação continuada (life long learning) na mesma instituição. O estudo permite adicionar aos modelos atuais de avaliação da lealdade de estudantes a IES, a medida que identifica e comprova a mobilidade acadêmica internacional como um antecedente relevante na construção da lealdade à IES.

Abstract

The relationship between students and institutions of higher education (IES) has been extensively researched across multiple dimensions, primarily focusing on the discernment of quality, satisfaction, and trust from students towards their respective institutions. This thesis aims to delve into the intricacies of the relationship dynamics and loyalty between students and IES, particularly through the lens of their involvement in international academic mobility programs facilitated by these institutions. To elucidate this, a comprehensive literature review encompassing empirical articles up until December 2023 was undertaken alongside a qualitative research approach. The research corpus comprises 18 in-depth interviews conducted with students who partook in international academic mobility during the year 2022. The findings underscored the pivotal role of international academic mobility in fostering student loyalty towards the IES. Perceived benefits by students have solidified bonds between both entities, thereby amplifying the ethos of lifelong learning within the institutional framework. This study contributes to the advancement of current models for assessing student loyalty to IES by identifying and corroborating international academic mobility as a salient antecedent in cultivating institutional loyalty.