Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA ENTRE DOIS PROJETOS PARA A AQUISIÇÃO DE UMA CARRETA GRANELEIRA DESTINADA AO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA
Abrir Arquivo

Tema

Finanças

Autores

Nome
1 - Lígia Mara Ribeiro
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá - IEPG - instituto de Engenharia de Produção e Gestão
2 - Fabienne Mara Ferreira Matos
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão

Reumo

Este estudo avalia a viabilidade econômico-financeira de dois projetos de aquisição de carretas graneleiras para transporte rodoviário de carga. Utilizando métodos como análise de fluxos de caixa determinísticos, análises de sensibilidade e simulações de Monte Carlo, o estudo examina como variações nos parâmetros, especialmente no preço do óleo diesel, afetam a rentabilidade dos projetos. Os resultados indicam que o Projeto 1, com carreta de três eixos, apresenta uma probabilidade moderada de resultados positivos, melhorando significativamente com a redução do preço do diesel. Já o Projeto 2, com carreta de quatro eixos, mostrou baixa probabilidade de sucesso mesmo com a redução de custos. A análise destaca a importância da gestão eficiente das rotas e custos operacionais, bem como a necessidade de revisar a dinâmica de precificação dos fretes no Brasil. Sugere-se que estudos futuros investiguem estratégias para otimizar a quantidade transportada e outros fatores operacionais que influenciem a viabilidade financeira.

Abstract

This study evaluates the economic-financial feasibility of two projects for acquiring grain trailers for road freight transport. Using methods such as deterministic cash flow analysis, sensitivity analysis, and Monte Carlo simulations, the study examines how variations in parameters, especially diesel prices, affect project profitability. The results indicate that Project 1, with a three-axle trailer, shows a moderate probability of positive outcomes, significantly improving with reduced diesel prices. Project 2, with a four-axle trailer, demonstrated a low probability of success even with cost reductions. The analysis highlights the importance of efficient route and operational cost management, as well as the need to review freight pricing dynamics in Brazil. Future studies are recommended to investigate strategies for optimizing transported quantities and other operational factors influencing financial feasibility.