Resumo

Título do Artigo

REVISÃO DE PROCESSOS DE ATENDIMENTO COM FOCO NO AUMENTO DO FATURAMENTO E MELHORIA DA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE: o caso da empresa Alfa
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Inovação em Marketing

Autores

Nome
1 - Lunna Dias
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis
2 - Sergio Silva Dantas
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

O objetivo do trabalho foi propor meios para que a empresa Alfa, uma rede de franquias de locação de equipamentos, máquinas e ferramentas para construção civil e jardinagem, localizada no estado de Tocantins, pudesse aumentar o seu faturamento. Para isso, após um amplo diagnóstico, baseado em entrevistas com os gestores e vendedores da empresa, questionário de satisfação com os clientes e análise de documentos internos, foi desenhado um plano de ação que abrangia desde treinamentos com os vendedores para desenhar a experiência que a empresa Alfa proporcionaria aos seus clientes até treinamento das lideranças e revisão de processos para, entre outras coisas, possibilitar a instalação de um programa de fidelidade. A intervenção foi feita em uma loja da empresa Alfa e foi possível perceber que os pontos definidos na solução proposta, quando colocados em prática, aumentaram o volume de vendas, fidelidade dos clientes e, consequentemente, o faturamento.

Abstract

The objective of the work was to propose ways in which the company Alfa, a franchise network for leasing equipment, machines and tools for construction and gardening, located in the state of Tocantins, could increase its revenue. To this end, after a broad diagnosis, based on interviews with the company's managers and salespeople, a customer satisfaction questionnaire and analysis of internal documents, an action plan was designed that ranged from training with salespeople to designing the experience that the Alfa company would even provide its customers with leadership training and process review to, among other things, enable the installation of a loyalty program. The intervention was carried out in an Alfa company store and it was possible to notice that the points defined in the proposed solution, when put into practice, increased sales volume, customer loyalty and, consequently, revenue.