Resumo

Título do Artigo

Impulsionando a Competitividade de Empreendimentos Femininos no Setor de Cosméticos: O Papel Estratégico da Inovação
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Nelson Roberto Furquim
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Angelina Guimarães Cardoso
-
3 - Sofia Ypiranga e Rodriguez de Chaves Fonseca
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Consolação

Reumo

Inovações tecnológicas possuem fundamental importância na evolução e crescimento do setor de cosméticos no Brasil, e com a expansão desse mercado, houve uma grande mudança no perfil dos consumidores desses produtos. Este estudo buscou analisar como as inovações fortalecem a competitividade dos empreendimentos femininos no setor de cosméticos, tendo-se em conta o crescimento significativo de participação desse setor na economia brasileira. Buscou-se identificar as como as inovações mais relevantes no setor de cosméticos e podem ser incorporadas pelos empreendimentos liderados por mulheres, visando aumento de competitividade. Foram explorados aspectos como tecnologias emergentes, novas formulações, estratégias de marketing e abordagens sustentáveis. O estudo buscou destacar desafios enfrentados por empreendimentos femininos no setor de cosméticos e como as inovações podem ser aplicadas para superar tais desafios. Foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória com empreendedoras na faixa etária de 18 a 44 anos, entre agosto e setembro de 2023, e os dados obtidos foram processados por meio de Análise Interpretativa de Texto. Concluiu-se que as inovações nos empreendimentos femininos de cosméticos são principalmente de caráter digital, envolvendo também a eficácia dos produtos e voltadas ao meio ambiente, trazendo ganho de competitividade aos negócios.

Abstract

Technological innovations are of fundamental importance in the evolution and growth of the cosmetics sector in Brazil, and with the expansion of this market, there has been a major change in the profile of consumers of those products. This study sought to analyze how innovations strengthen the competitiveness of women's businesses in the cosmetics sector, taking into account the significant growth in this sector's share in the Brazilian economy. It was sought to identify the most relevant innovations in the cosmetics sector that can be incorporated by enterprises led by women, aiming to increase competitiveness. Aspects such as emerging technologies, new formulations, marketing strategies and sustainable approaches were explored. The study aimed at highlighting challenges faced by women's businesses in the cosmetics sector and how innovations can be applied to overcome them. Exploratory qualitative research was carried out with female entrepreneurs aged 18 to 44, in August and September 2023, and the data obtained was processed using Interpretive Text Analysis. It was concluded that innovations in female cosmetics businesses are mainly digital in nature, also involving the effectiveness of products and focused on the environment, bringing gains in competitiveness to businesses.