Resumo

Título do Artigo

CONNECTING TECHNOLOGY AND VALUE GENERATION: FINTECHS AND THEIR CLIENTS IN THE CITY OF SÃO PAULO, BRAZIL
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Tema

Tecnologia

Autores

Nome
1 - Nelson Roberto Furquim
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Carlos Eduardo Primon de Paula
Universidade Presbiteriana Mackenzie - higienópolis
3 - Joao Pedro Vieira Rodrigues
Universidade Presbiteriana Mackenzie -
4 - Victor Hugo Porsani de Sousa
Universidade Presbiteriana Mackenzie - higienopolis
5 - Vitor Atala Aiube
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis

Reumo

As Fintechs têm desempenhado papel significativo na economia brasileira, competindo com instituições financeiras tradicionais e prestando serviços ágeis à maioria dos brasileiros. Esses impactos têm sido gerados por meio de tecnologias que visam facilitar e agilizar processos, disponibilizando serviços financeiros a milhões de pessoas. Este estudo teve como objetivo analisar como os usuários das Fintechs percebem valor nos serviços por elas prestados, buscando compreender as vantagens percebidas nas Fintechs quando comparadas às instituições financeiras tradicionais, levando à migração de uma empresa para outra. O estudo adotou abordagem qualitativa com pesquisa exploratória, envolvendo indivíduos pertencentes à Geração Y, nascidos entre 1980 e meados da década de 1990, usuários de serviços de Fintechs. A técnica de Análise Interpretativa de Texto foi empregada para o processamento dos dados obtidos nas entrevistas. O estudo indica que a tecnologia democratiza os serviços financeiros, trazendo benefícios e comodidade, facilidade de acesso, agilidade nos processos, levando os usuários a buscarem empresas financeiras voltadas para a tecnologia. Concluiu-se que as Fintechs oferecem benefícios aos usuários paulistanos ao proporcionar-lhes fácil acesso a serviços financeiros, taxas competitivas, soluções fáceis para quem não tem acesso aos bancos tradicionais, comodidade e uso de tecnologias inovadoras.

Abstract

Fintechs have been playing a significant role in the Brazilian economy, competing with traditional financial institutions and providing agile services to most Brazilians. These impacts have been generated through technologies aimed at facilitating and speeding up processes, making financial services available to millions of people. This study aimed to analyze how Fintech users perceive value in the services provided by them, seeking to understand the advantages perceived in Fintechs when compared to traditional institutions, leading to migration from one company to another. The study adopted a qualitative approach with exploratory research, involving individuals belonging to Generation Y, born between 1980 and the mid-1990s, who are users of Fintech services. The Interpretative Text Analysis technique was employed for processing the data obtained from interviews. The study indicates that technology democratizes financial services, bringing benefits and convenience, ease of access, process agility, leading users to seek technology-driven financial companies. It was concluded that Fintechs offer benefits to users in São Paulo by providing them with easy access to financial services, competitive rates, easy solutions for those without access to traditional banks, convenience, and use of innovative technologies.