Resumo

Título do Artigo

COMUNICAÇÃO DE MARKETING E MÍDIAS SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO COM UMA PEQUENA EMPRESA DO SETOR DE TURISMO
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Tema

Estratégia e Inovação em Marketing

Autores

Nome
1 - Thiana Júlia Rimes de Pinho
UFF - Universidade Federal Fluminense - Macaé
2 - Renata Céli Moreira da Silva Paula
UFF - Universidade Federal Fluminense -

Reumo

A presente pesquisa investigou como uma pequena empresa do setor de turismo utiliza as mídias sociais para a prática da comunicação integrada de marketing. A pesquisa foi um estudo de caso único com uma agência de turismo chamada Good Trip, localizada no município de Itaocara no estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados envolveu pesquisa documental, observação participante, entrevista com uma das sócias da empresa e entrevistas com consumidores. Os resultados mostraram a importância de uma integração entre a comunicação de marketing, a missão e a identidade da empresa nas diferentes redes sociais, com o intuito de contribuir com o engajamento, a interação e o aumento das vendas. A empresa faz o uso de diferentes ferramentas de comunicação de marketing, não estando restrita a uma única ferramenta. Além disso, a empresa possui diferentes canais para contato com o cliente, tendo como objetivo criar um relacionamento com os consumidores. Em síntese, a relação estabelecida, por meio das mídias sociais, entre a empresa e o cliente é parte considerável da comunicação de marketing que, por sua vez, favorece não apenas o engajamento, mas a fidelização dos clientes.

Abstract

This research aimed to address integrated marketing communication in the different social media of a small company in the tourism sector. The research was a single case study with a tourism agency called Good Trip, located in Itaocara, in the state oh Rio de Janeiro. Data collection involved documentary research, participant observation, an interview with a company partner and interviews with consumers. The results showed the importance of integration between marketing communication, the company's mission and identity, on different social networks, with the aim of contributing to engagement, interaction and increased sales. The company uses diferente marketing communication tools and is not restricted to a single tool. Furthermore, the company has diferente channels for contacting customers aiming toc reate a relationship with consumers. In summary, the relationship established through social media between the company and the customer is an important part of marketing communication which, in turn, favors not only engagement, bus customer loyalty.