Resumo

Título do Artigo

MELHORA DA RENTEÇÃO E ATRAÇÃO DE TALENTOS NO MERCADO DE TI
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Tema

Políticas e Práticas em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Rodrigo Montebelo Gonsales
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienopolis
2 - Alberto de Medeiros Junior
Universidade Presbiteriana Mackenzie -

Reumo

Segundo a Brasscom (2022), o Brasil forma menos profissionais de TI do que a demanda do mercado. Durante a Covid-19, essa demanda aumentou, elevando os salários e promovendo o trabalho remoto. A BusinessTech (nome fictício), líder mundial em tecnologia digital e consultoria, enfrentava um turnover de 74% na área de Tecnologias Avançadas em janeiro de 2022 e precisava melhorar seus indicadores para manter-se competitiva. Para resolver o problema, a empresa adotou o método de design science, realizando três pesquisas: qualitativa interna, qualitativa externa e relato de solicitação de demissão. Os principais motivos identificados foram: plano de carreira, ambiente de trabalho e salário/benefícios. A partir disso, foram criadas ações para melhorar o índice de turnover. Foram propostas duas intervenções: automação dos processos de RH e criação de startup, apoiadas por cinco pilares: recompensa e benefícios, formação e desenvolvimento, flexibilidade, ambiente de trabalho e bem-estar, e equilíbrio familiar. Após a implantação, o turnover reduziu de 74% para 49,6% no primeiro ano, aumentando a receita em 3% e a margem em 6%, totalizando cerca de R$ 1 milhão. Na fase 2, o turnover reduziu para 40%, melhorando a satisfação e o engajamento dos profissionais, com a meta de atingir 20% nos anos seguintes

Abstract

According to Brasscom (2022), Brazil trains fewer IT professionals than the market demands. During Covid-19, this demand increased, raising salaries and promoting remote work. BusinessTech (fictitious name), a world leader in digital technology and consulting, faced a turnover of 74% in the Advanced Technologies area in January 2022 and needed to improve its indicators to remain competitive. To solve the problem, the company adopted the design science method, conducting three surveys: internal qualitative, external qualitative, and resignation report. The main reasons identified were: career plan, work environment, and salary/benefits. Based on this, actions were created to improve the turnover rate. Two interventions were proposed: automation of HR processes and creation of a startup, supported by five pillars: rewards and benefits, training and development, flexibility, work environment and well-being, and family balance. After implementation, turnover reduced from 74% to 49.6% in the first year, increasing revenue by 3% and margin by 6%, totaling around R$ 1 million. In phase 2, turnover reduced to 40%, improving satisfaction and engagement of professionals, with the goal of reaching 20% in the following years