Resumo

Título do Artigo

O USO DO BPM: MUDANÇAS DE PROCESSO EM UMA INDÚSTRIA DE IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Estratégica de Operações e Cadeias de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Victória Fernanda Aparecida Dias da Hora
Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba FATEC -
2 - Marco Aurélio Sanches Fittipaldi
Centro Paula Souza - Itaquaquecetuba

Reumo

A C&B sofre continuamente com inúmeros cancelamentos de notas fiscais pois os preços declarados nas notas fiscais estão divergentes do valor negociado. O objetivo deste trabalho é solucionar as divergências e evitar os cancelamentos das notas fiscais. O problema de pesquisa foi como solucionar as divergências dos preços e evitar os cancelamentos das notas fiscais? o problema encontrado impactava o faturamento em R$ 647.617,68. Quanto ao método foi realizado uma pesquisa ação de natureza aplicada e abordagem qualitativa. Foi iniciada em outubro de 2024 e término no mês de agosto de 2024. Destaca-se que a pesquisadora ocupa o cargo de assistente comercial. Por meio do BPM (Business Process Management), gestão de processos de negócios, alterou-se o processo para solucionar o problema apresentado. Como resultados obteve-se queda de bonificação em 66,66%, o cancelamento de notas fiscais caiu em 86,66%, negociações esquecidas foram reduzidas em 80% por mês e o impacto no faturamento foi de 66,03%. Em grandes organizações tais desacertos podem causar perda de competitividade no mercado

Abstract

C&B continually suffers from numerous cancellations of invoices because the prices declared in the invoices differ from the negotiated value. The objective of this work is to resolve discrepancies and avoid cancellations of invoices. The research problem was how to resolve price discrepancies and avoid cancellations of invoices? the problem encountered impacted revenue by R$647,617.68. Regarding the method, action research of an applied nature and a qualitative approach was carried out. It began in October 2024 and ended in August 2024. It is noteworthy that the researcher holds the position of commercial assistant. Through BPM (Business Process Management), business process management, the process was changed to solve the problem presented. As a result, bonuses fell by 66.66%, cancellation of invoices fell by 86.66%, forgotten negotiations were reduced by 80% per month and the impact on revenue was 66.03%. In large organizations, such mistakes can cause loss of competitiveness in the market.