Resumo

Título do Artigo

A AUTONOMIA E A DIVERSIDADE DE GÊNERO COMO ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO DE VALOR EM UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS NA AMÉRICA LATINA
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Tema

Diversidade e Inclusão Social

Autores

Nome
1 - Luiggia Carneiro Cestari
Universidade Presbiteriana Mackenzie -
2 - Lilian Aparecida Pasquini Miguel
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

Reumo

A presente proposta dá-se na vice-presidência de Operações latino-americana de uma empresa global de alimentos e bebidas que, por questões estratégicas de negócio, está comprometida em alcançar a equidade de gênero em posições de liderança nos próximos anos. Pesquisas revisadas neste trabalho corroboram a escolha da companhia em conectar diretamente uma melhor performance financeira com a valorização da diversidade. Desta forma, foi mapeada a oportunidade de desenhar e implementar uma estratégia de Recursos Humanos que possibilite o crescimento profissional, a retenção e promoção acelerada de mulheres, além de maior contratação externa de talentos femininos. No momento do diagnóstico, a empresa estudada já contava com uma estratégia regional de Diversidade, Equidade e Inclusão, que serviu de base à proposta apresentada. Foi criado um grupo interno de mulheres, constituído pelas cinco diretoras de Operações e três representantes da área de Recursos Humanos. O grupo conectou as líderes mais seniores da área e construiu uma rede de apoio e incentivo às mulheres, fomentando a mudança cultural de longo prazo e alto impacto. O estudo foi elaborado com base no método de solução de problemas e exploração de oportunidades proposto por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017).

Abstract

This study takes place in the vice-presidency of Latin American Operations of a global food and beverage company that, for strategic business reasons, is committed to achieving gender equality in leadership positions in the coming years. Research reviewed in this work corroborates the company's choice to directly connect better financial performance with the appreciation of diversity. In this way, the opportunity was mapped to design and implement a Human Resources strategy that enables professional growth, retention and accelerated promotion of women, in addition to greater external hiring of female talent. At the time of diagnosis, the company studied already had a regional Diversity, Equity and Inclusion strategy, which served as the basis for the proposal presented. An internal group of women was created, consisting of the five Operations directors and three representatives from the Human Resources area. The group connected the most senior leaders in the area and built a network of support and encouragement for women, fostering long-term, high-impact cultural change. The study was prepared based on the problem-solving and opportunity exploration method proposed by Marcondes, Miguel, Franklin and Perez (2017).