Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO DO MERCADO DE ATACADO E VAREJO PARA EMBALAGENS DE TRANSPORTE E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Estratégica de Operações e Cadeias de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Laurício Honnicke Bassi
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Campus Higienópolis
3 - Lilian Aparecida Pasquini Miguel
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

Reumo

Este relato técnico apresenta a busca de uma solução que ampliasse o mercado, encontrando e desenvolvendo uma proposta que atendesse e criasse valor ao cliente, do mercado de varejo, de uma empresa de locação de embalagens de transporte e armazenagem de produtos líquidos. Por meio da utilização do método de solução de problemas e exploração de oportunidades, oferido por Marcondes, Miguel, Frankin e Perez (2017), a empresa desenvolveu uma embalagem desmontável e retornável, de fácil armazenagem, com significativa redução de custos de transporte. Este foi um significativo esforço que envolveu profissionais de áreas multiciplinares, tanto da empresa quando de seus clientes, num projeto que fez com que a direção da organização tivesse que mudar sua cultura organizacional, para aceitar e implantar o projeto com sucesso, o que se caracterizou como um grande desafio para a empresa.

Abstract

This technical report presents the search for a solution that would expand the market, finding and developing a proposal that would serve and create value for the customer, in the retail market, of a company that rents packaging for the transportation and storage of liquid products. Through the use of the problem-solving and opportunity exploration method, offered by Marcondes et al. (2017), the company developed collapsible and returnable packaging, easy to store, with a significant reduction in transport costs. This was a significant effort that involved professionals from multidisciplinary areas, both from the company and its clients, in a project that meant that the organization's management had to change its organizational culture, to accept and implement the project successfully, which was characterized as a major challenge for the company.