Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, GESTÃO DEMOCRÁTICA E AÇÃO COLETIVA, PARA CIDADES SUSTENTÁVEIS E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Abrir Arquivo

Tema

Gestão e Planejamento Urbano Sustentável

Autores

Nome
1 - Ana Carolina Velozo Valenga
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO -
2 - Silvio Roberto Stefani
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - PPGDC PPGADM
3 - Ronaldo Ferreira Maganhotto
-

Reumo

Este estudo foi realizado com objetivo de analisar sistematicamente a literatura existente e publicada, nos últimos 10 anos, sobre educação de qualidade e cidades sustentáveis, envolvendo a teoria da ação coletiva e gestão democrática, e a sua contribuição para o desenvolvimento comunitário. As buscas, por artigos completos, ocorreram em duas bases de dados internacionais, SCOPUS e Web of Science, em inglês, e em uma base de dados nacional, EDUBASE, em português, totalizando 1207 trabalhos encontrados. A verificação desses artigos, resultaram em uma análise sistemática, com a utilização do método PRISMA, de 15 estudos. Os resultados evidenciaram que alguns termos ainda não foram trabalhados conjuntamente, quando as buscas não encontraram nenhum artigo publicado. Evidenciou-se, ainda, que a educação de qualidade aliada à gestão democrática é trabalhada predominantemente no Brasil, já que os artigos, com relevância, encontrados foram realizados e publicados nacionalmente. Conclui-se, no entanto, que os termos podem ser aliados, já que, ações coletivas contribuem tanto para o desenvolvimento comunitário quanto para a constituição de cidades sustentáveis, e que essas ações podem ser realizadas também em nível de educação, buscando a qualidade por meio da gestão democrática. Como limitação, pontua-se a indisponibilidade de alguns estudos para análise, de modo gratuito.

Abstract

This study was carried out with the aim of systematically analyzing the existing literature published in the last 10 years on quality education and sustainable cities, involving the theory of collective action and democratic management, and its contribution to community development. The searches for complete articles took place in two international databases, SCOPUS and Web of Science, in English, and in a national database, EDUBASE, in Portuguese, totaling 1207 works found. The verification of these articles resulted in a systematic analysis, using the PRISMA method, of 15 studies. The results showed that some terms had not yet been worked on together, when the searches did not find any published articles. It was also evident that quality education combined with democratic management is predominantly carried out in Brazil, as the relevant articles found were carried out and published nationally. It is concluded, however, that the terms can be allies, since collective actions contribute both to community development and to the creation of sustainable cities, and that these actions can also be carried out at the education level, seeking quality through through democratic management. As a limitation, the unavailability of some studies for analysis, free of charge, is highlighted.