Resumo

Título do Artigo

A ESTRUTURAÇÃO DE PROCESSOS INTERNOS E A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL COMO PROTAGONISTAS DO CRESCIMENTO DA GAMA SERVIÇOS DE INSTRUMENTAÇÃO
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Tema

Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Mayara Caroline de Souza Silva
Sebrae - ER Ribeirão Preto
2 - Afrânio Maia Miglioli
Sebrae - Sebrae/SP

Reumo

Este relato técnico tem como objetivo contar a jornada empreendedora de Carlos Ribeiro, inicialmente um garçom em Sertãozinho, que transitou para o ramo da instrumentação para pequenas empresas. Ao investir em equipamentos e aprimorar a qualidade dos serviços, fundou a Gama Serviços de Instrumentação, que cresceu significativamente, exigindo melhorias nos processos internos. Inicialmente, os registros eram manuais e desorganizados, levando à falta de controle e dificuldades operacionais. Com o apoio do Projeto ALI Produtividade, do Sebrae, Carlos redefiniu funções, implementou diversas soluções, e essas mudanças resultaram em uma melhoria significativa na eficiência e na organização da empresa. Após seis meses de acompanhamento com a Agente Local de Inovação, a Gama obteve uma avaliação positiva nas dimensões de controles gerenciais e gestão das operações, da ferramenta Radar de Inovação, evidenciando o sucesso das ações implementadas. Além disso, Carlos continua buscando inovações, incentivado pelos resultados obtidos e visando o constante crescimento da empresa.

Abstract

This technical report aims to tell the entrepreneurial journey of Carlos Ribeiro, initially a waiter in Sertãozinho, who transitioned to the field of instrumentation for small businesses. By investing in equipment and improving the quality of services, he founded the Instrumentation Services Range, which grew significantly, requiring improvements in internal processes. Initially, the records were manual and disorganized, leading to a lack of control and operational difficulties. With the support of Sebrae's ALI Productivity Project, Carlos redefined roles, implemented several solutions, and these changes resulted in a significant improvement in the company's efficiency and organization. After six months of follow-up with the Local Innovation Agent, the Technician obtained a positive evaluation in the dimensions of management controls and management of operations, of the Innovation Radar tool, evidencing the success of the actions implemented. In addition, Carlos continues to seek innovations, encouraged by the results obtained and aiming at the constant growth of the company.