Resumo

Título do Artigo

Mapeamento de competências individuais dos servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília
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Tema

Políticas e Práticas em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Iária Guerra
Universidade de Brasília - UnB - PPGA
2 - Francisco Antonio Coelho Junior
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3 - Cristiane Faiad de Moura
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Reumo

No contexto do serviço público, onde a busca por melhorias na qualidade e eficiência dos serviços é constante, o diagnóstico e entendimento das competências necessárias aos servidores públicos tornam-se ainda mais relevantes Etapa inicial da gestão por competências, o mapeamento permite identificar lacunas entre as competências necessárias e existentes, fornecendo informações valiosas para o desenvolvimento e alinhamento de estratégias organizacionais O presente estudo, de natureza teórica/empírica, teve como objetivo realizar o mapeamento de competências profissionais individuais dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade de Brasília (UnB) Os dados foram coletados por meio de análise documental e entrevistas individuais, semiestruturadas, com uma amostra de 14 servidores TAEs Como procedimentos de análise de dados, procedeu-se transcrição das entrevistas e análise de conteúdo da fala dos participantes, resultando na categorização de duas dimensões principais de competências técnicas e competências comportamentais Identificou-se um conjunto de 11 competências profissionais individuais, que englobam habilidades técnicas em tecnologia da informação, gestão documental e administrativa, assim como habilidades interpessoais de comunicação e de relacionamento interpessoal Verificou-se que as competências mapeadas neste estudo estão correlacionadas com a maioria das áreas temáticas do Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UnB, alinhando-se, assim ao planejamento estratégico da universidade.

Abstract

In the context of the public service, where the search for improvements in the quality and efficiency of services is constant, the diagnosis and understanding of the competencies needed by civil servants becomes even more relevant. The initial stage of competency-based management, mapping allows gaps to be identified between the necessary and existing competencies, providing valuable information for the development and alignment of organizational strategies The aim of this theoretical/empirical study was to map the individual professional competencies of the Technical-Administrative Staff in Education (TAEs) at the University of Brasília (UnB). The data was collected through document analysis and individual interviews, As data analysis procedures, the interviews were transcribed and the participants' speech was analyzed, resulting in the categorization of two main dimensions of technical competencies and behavioral competencies. A set of 11 individual professional competencies was identified, encompassing technical skills in information technology, document and administrative management, as well as interpersonal skills in communication and interpersonal relationships.It was found that the competencies mapped in this study correlate with most of the thematic areas of UnB's People Development Plan, thus aligning with the university's strategic planning.