Reumo
A evasão no ensino superior é um assunto que impacta tanto a instituição como o acadêmico que se evade. Este artigo objetivou identificar padrões de evasão na educação superior mediante uma revisão sistemática da literatura. Os artigos e revisões foram extraídos das bases Scopus, Web of Science e Periódicos Capes. Aplicado os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados doze artigos mais recentes sobre o tema. Observou-se que as pesquisas foram majoritariamente aplicadas em ambientes universitários de natureza pública, o que indica a escassez de produções científicas sobre instituições de ensino privadas. Foi identificado também pouca pesquisa sobre os cursos stricto sensu.
Abstract
Dropout in higher education is an issue that impacts both the institution and the academic that escapes. This article aimed to identify dropout patterns in higher education
through a systematic review of the literature. The articles and reviews were extracted from the databases
Scopus, Web of Science and Capes Periodicals. Applying the inclusion and exclusion criteria,
twelve most recent articles on the topic were selected. It was observed that research
were mostly applied in university environments of a public nature, which
indicates the scarcity of scientific productions on private educational institutions. He was little research on stricto sensu courses was also identified.