Resumo

Título do Artigo

Institucionalização de um Modelo de Gestão numa Empresa de Varejo
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Tema

Estratégia e Projetos

Autores

Nome
1 - Jeferson de Souza Araujo
UNIFOR - Unifor Fortaleza
2 - Afonso Carneiro Lima
UNIFOR - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - FERNANDO FREIRE VASCINCELOS
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP -

Reumo

Este artigo aplicado tem como objetivo descrever o processo de institucionalização de um modelo de gestão em uma empresa brasileira de varejo como resposta a mudanças no ambiente estratégico e em meio à pandemia de COVID 19. Contribuindo para a teoria e prática ao revelar detalhes desse processo, o estudo de caso fundamentou-se no modelo de Burns e Scapens (2000), o qual trata dos hábitos, rotinas, regras e instituições como elementos chave da institucionalização. Dados foram coletados de entrevistas junto a gestores, de uma análise documental e de registros de observação direta. Resultados mostram que as novas condições do ambiente estratégico trazidas pela pandemia exigiram uma comunicação mais intensa e assertiva entre as pessoas na organização, especialmente via novas tecnologias de comunicação. Com isso, por meio de uma campanha de comunicação corporativa e uso de canais virtuais de comunicação, processos de negócio foram rapidamente modificados; a desburocratização do modelo de gestão anterior, aliada aos potenciais resultados sob condições adversas, foi um componente essencial para a institucionalização do novo do modelo de gestão.

Abstract

This article aims to describe the process of institutionalization of a management model in a Brazilian retail company as a response to changes in the strategic environment and amidst the COVID 19 pandemic. Contributing to the theory and practice by revealing details of this process, the case study was based on the model of Burns and Scapens (2000), which deals with habits, routines, rules, and institutions as keys elements of institutionalization. Data was collected from interviews with managers, from a documentary analysis, and from records of direct observation. Results show that the new conditions of the strategic environment brought by the pandemic demanded a more intense and assertive communication between people in the organization, especially via new communication technologies. Thus, through a corporate communication campaign and use of virtual communication channels, business processes were quickly modified; the debureaucratization of the previous management model, combined with the potential results under adverse conditions, was an essential component for the institutionalization of the new management model.