Resumo

Título do Artigo

Desafios de Liderança na Mudança para cargos de gestão em uma nova empresa: um Estudo de Caso Múltiplo
Abrir Arquivo

Tema

Liderança, Lideres e Times

Autores

Nome
1 - Guilherme Chueiri de Souza
MPE FEA USP - Cidade Universitária
2 - Andrei Golfeto dos Santos
UNIVERSIDADE DE SAO PAULO - FEA
3 - Eduardo Netto
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - MPE
4 - Giovanna Catarina Gonçalves Vilas Boas
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - MPE- Mestrado Profissional em Empreendedorismo e Inovação
5 - Luciene do Carmo Rodrigues de Andrade
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - Butantã
6 - tulio castro de souza
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP -

Reumo

Liderar pessoas é uma das tarefas mais desafiadoras de qualquer líder. E quando isso ocorre na primeira passagem, de gestor individual de suas tarefas, para gestor de primeiro nível, esta tarefa acaba sendo uma das mais árduas. O presente estudo de caso múltiplo procura elucidar estas dificuldades de transição de gestor individual para o primeiro nível de liderança, em uma nova empresa. Com base no relato da experiência profissional de 03 autores na transição de cargos técnicos para uma posição gerencial, apresenta-se ao mesmo tempo o dilema e os desafios de como desenvolver novas lideranças, em novas empresas. Do referencial teórico apresentado e pelos relatos dos casos, é observado que se três questões forem bem trabalhadas neste momento de transição de carreira pelo colaborador - habilidade na nova função, aplicação de tempo e valores profissionais conforme o Pipeline de Liderança (Charan, et all, 2011) - alinhadas com as novas lideranças e com o suporte da organização, as chances desta transição ser bem sucedida pode ser bem maior, e também bem menos traumática para o gestor de primeiro nível. Cabe é claro novos estudos para corroborar estas questões.

Abstract

Leading people is one of the most challenging tasks for any leader. And when this occurs in the first transition, from an individual task manager to a first-level manager, this task becomes one of the most arduous. This multiple case study seeks to elucidate the difficulties of transitioning from an individual contributor to a first-level leadership role in a new company. Drawing from the professional experience of the three authors in the transition from technical roles to managerial positions, it simultaneously presents the dilemma and challenges of developing new leadership in new companies. From the theoretical framework presented and the case reports, it is observed that if three key aspects are well-addressed during this career transition for the employee - proficiency in the new role, time allocation, and alignment with professional values according to the Leadership Pipeline (Charan, et al., 2011) - in conjunction with the support of the organization, the chances of a successful transition can be significantly higher and much less traumatic for the first-level manager. Of course, further studies are needed to validate these issues.