Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIA DE EXPANSÃO DO PORTFÓLIO DE NEGÓCIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EMPRESA DE SOLUÇÕES DIGITAIS
Abrir Arquivo

Tema

Relatos

Autores

Nome
1 - NATALIA RODRIGUES LOPES SOUZA
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Campus Higienópolis
2 - Adilson Caldeira
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios

Reumo

O texto relata a experiência intervencionista ocorrida em uma empresa familiar que opera no mercado de tecnologia da informação. No momento em que se encontrava em um estágio de seu ciclo de vida entre a maturidade e o declínio, percebeu-se a necessidade de uma estratégia de renovação do portfólio de negócios da organização para que ela pudesse reverter essa tendência do ciclo. Com esse propósito, elaborou-se um projeto com o objetivo geral de identificar alternativas, escolher e implementar uma estratégia para ampliação do portfólio de negócios da empresa, com uma nova solução que atendesse tanto as demandas de clientes já existentes quanto de novos clientes em potencial. Além da ampliação das fontes de receita da empresa, a elaboração e implementação das propostas resultaram em mudança de mindset dos sócios e funcionários, o que ocasionou ganhos em experiência e conhecimentos profissionais por parte dos envolvidos. Os desdobramentos, considerados favoráveis ao comportamento organizacional, estimularam o enfoque estratégico no processo decisório e, consequentemente, na atuação empresarial da organização, com melhoria em seu desempenho competitivo, eficiência de gestão e favorecimento à sua sustentabilidade econômica.

Abstract

The paper reports the interventionist experience that took place in a family company that operates in the information technology market. At a time when it was at a stage in its life cycle between maturity and decline, the need for a strategy to renew the organization's business portfolio was realized so that it could reverse this cycle trend. For this purpose, a project was developed with the general objective of identifying alternatives, choosing and implementing a strategy to expand the company's business portfolio, with a new solution that would meet both the demands of existing customers and new potential customers. . In addition to expanding the company's revenue sources, the preparation and implementation of the proposals resulted in a change in the mindset of partners and employees, which led to gains in experience and professional knowledge on the part of those involved. The developments, considered favorable to organizational behavior, stimulated a strategic focus in the decision-making process and, consequently, in the organization's business performance, with an improvement in its competitive performance, management efficiency and favoring its economic sustainability.