Resumo

Título do Artigo

CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO DE CONSULTORIA EM GESTÃO ESTRATÉGICA NO SETOR JURÍDICO BRASILEIRO: UM PROJETO EMPREENDEDOR
Abrir Arquivo

Tema

Relatos

Autores

Nome
1 - Victor Bueno Terada
Universidade Presbiteriana Mackenzie -
2 - Adilson Caldeira
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios

Reumo

O texto descreve a experiência decorrente de um projeto empreendedor originado na observação da oportunidade de negócio decorrente da crescente competição no mercado jurídico brasileiro, que desafia as empresas à adoção de práticas estratégicas de gestão. O projeto teve por objetivo criar um negócio que possibilite o aproveitamento dessa oportunidade, mediante a oferta de serviços de apoio à gestão para atendimento das demandas do setor. A análise de dados obtidos em fontes secundárias e primárias, em pesquisas de campo de caráter qualitativo e quantitativo, possibilitou delinear a oportunidade e, com o apoio de pesquisa bibliográfica, construir um modelo de negócio que associa inovação e criação de valor aos clientes com oferta de soluções de problemas e satisfação de necessidades. A inovação reside em benefícios diferenciados, combinando expertise técnica de executivos com experiência em consultorias estratégicas e conhecimento do setor jurídico. O impacto previsto envolve melhorias operacionais e financeiras aos clientes, proporcionando oportunidades de transformação a longo prazo em gestão de pessoas, finanças e marketing. Além desses benefícios diretos, espera-se que o compartilhamento do aprendizado obtido pela aplicação de procedimentos metodológicos de cunho científico contribua como exemplo a ser replicado em situações análogas.

Abstract

The paper describes the experience resulting from an entrepreneurial project originating from the observation of the business opportunity arising from the growing competition in the Brazilian legal market, which challenges companies to adopt strategic management practices. The project aimed to create a business that makes it possible to take advantage of this opportunity, by offering management support services to meet the demands of the sector. The analysis of data obtained from secondary and primary sources, in qualitative and quantitative field research, made it possible to outline the opportunity and, with the support of bibliographic research, build a business model that associates innovation and value creation for customers with an offer problem solving and meeting needs. Innovation lies in differentiated benefits, combining technical expertise of executives with experience in strategic consultancy and knowledge of the legal sector. The expected impact involves operational and financial improvements for customers, providing opportunities for long-term transformation in people management, finance and marketing. In addition to these direct benefits, it is expected that sharing the learning obtained through the application of scientific methodological procedures will contribute as an example to be replicated in similar situations.