Resumo

Título do Artigo

DISTANCIAMENTO PSICOLÓGICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DE PROJETOS
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Tema

Estratégia e Projetos

Autores

Nome
1 - Jaime Bartholomeu Bartholomeu Filho
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
2 - Leonardo Vils
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

A CLT (Construal Level Theory) ou teoria do nível construtivo oferece um modelo conceitual rigoroso de como o contexto molda as representações mentais e os resultados. A CLT promoveu uma nova compreensão das cognições e comportamentos, tais como abordagem, previsão, avaliação e tomada de decisão. Acadêmicos de administração e as empresas utilizam a CLT para obterem novas percepções sobre os fenômenos organizacionais e como afetam seus resultados. A gestão de projetos contempla uma organização temporária, equipes normalmente distribuídas, integradas por diversos profissionais, em uma estrutura funcional e hierárquica tal que objetiva atingir resultados planejados. Portanto, a CLT deve também possuir implicações nos resultados na gestão de projetos. Este estudo teórico, de abordagem exploratória, investiga como o distanciamento psicológico, preconizado na CLT, tem implicações nas organizações e equipes distribuídas. Objetiva investigar como a distância psicológica atua nas estruturas organizacionais e, mais especificamente, nas estruturas temporárias e distribuídas como são as equipes de projeto e nos relacionamentos dos indivíduos. Assim, busca-se responder à questão: Como o distanciamento psicológico afeta o comportamento, avaliação, atuação e percepção de equipes temporárias (projetos)?

Abstract

Constructive Level Theory (CLT) offers a rigorous conceptual model of how context shapes mental representations and outcomes. CLT has promoted a new understanding of cognitions and behaviors such as approach, prediction, evaluation and decision making. Business academics and companies use the CLT to gain new insights into organizational phenomena and how they affect their results. Project management contemplates a temporary organization, normally distributed teams, made up of several professionals, in a functional and hierarchical structure such that it aims to achieve planned results. Therefore, the CLT must also have implications for results in project management. This theoretical study, with an exploratory approach, investigates how psychological distancing, advocated in the CLT, has implications for organizations and distributed teams. It aims to investigate how psychological distance operates in organizational structures and, more specifically, in temporary and distributed structures such as project teams and in individuals' relationships. Thus, we seek to answer the question: How does psychological distancing affect the behavior, evaluation, performance and perception of temporary teams (projects)?