Resumo

Título do Artigo

Ferramenta de Análise da Maturidade da Inovação no âmbito da Capacidade Absortiva - ACAP: Modelagem de um boardgame baseado em serious games.
Abrir Arquivo

Tema

Inovação

Autores

Nome
1 - Viviane D Barsoles Gonçalves Werutsky
Uniasselvi - Santa Catarina
2 - Carlos Ricardo Rossetto
-
3 - João Antônio Laureth da Costa
-

Reumo

O trabalho relata a modelagem de uma ferramenta de análise da maturidade da Capacidade Absortiva - ACAP baseada em jogos sérios - serious games. Ferramentas de análise da maturidade, em plataformas de jogos sérios, privilegiam a aprendizagem e a construção do conhecimento, além de possibilitar a simulação e a interação entre os atores; podem ser úteis para identificar disfunções entre as capacidades necessárias e aquelas adquiridas em determinado momento, e desta forma, reconhecer e superar estas dificuldades. Trata-se de uma pesquisa aplicada, utilizou-se métodos mistos, quantitativos e qualitativos para modelar, validar a modelagem com especialistas, executar o design dos elementos do jogo, em formato de tabuleiro - boardgames, e modelagem de jogos sérios, focus group e entrevistas com gestores e pesquisa bibliográfica. O trabalho se insere no contexto das PMEs-Pequenas e Médias Empresas Brasileiras, e objetiva contribuir para que as PMEs sejam inovadoras e competitivas. Capacidade absortiva é a capacidade desenvolvida pelas empresas para identificar, assimilar, e aplicar o conhecimento externo em conhecimento útil para a organização e para estes ativos em inovações. Apresenta resultados parciais resultantes da modelagem, e explicitam-se as futuras etapas a serem executadas para concluir o design da ferramenta denominada Jogo da Inovação.

Abstract

The paper reports the modeling of an Absorptive Capacity maturity analysis tool - ACAP based on serious games. Maturity analysis tools, on serious game platforms, prioritize learning and the construction of knowledge, in addition to enabling simulation and interaction between actors; they can be useful to identify dysfunctions between the necessary capabilities and those acquired at a given moment, and thus, recognize and overcome these difficulties. This is applied research, using mixed, quantitative and qualitative methods to model, validate the modeling with experts, design the game elements, in a board format - boardgames, and modeling of serious games, focus groups and interviews with managers and bibliographical research. The work is inserted in the context of SMEs-Small and Medium Brazilian Companies, and aims to contribute to SMEs being innovative and competitive. Absorptive capacity is the ability developed by companies to identify, assimilate, and apply external knowledge into useful knowledge for the organization and for these assets in innovations. It presents partial results resulting from the modeling, and explains the future steps to be taken to complete the design of the tool called the Innovation Game.