Resumo

Título do Artigo

LIDERANÇA E GESTÃO DE MUDANÇA: FEEDBACK COMO RECURSO PARA MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO
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Tema

Liderança, Lideres e Times

Autores

Nome
1 - Rafael dos Santos de Almeida
Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - Fipecafi -
2 - Paschoal Tadeu Russo
Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - Fipecafi - Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças

Reumo

Neste relato técnico, o objetivo é apresentar os benefícios alcançados na construção e utilização do processo de ciclo de feedback, na avaliação de desempenho, consequente na motivação dos colaboradores, bem como, no aumento da satisfação no trabalho, de forma geral, mais precisamente no setor de tecnologia da informação, sendo uma empresa de consultoria. A intervenção ocorreu no período de 2019 a 2022, quando a empresa estudada, sendo uma multinacional com mais de 25 anos de existência, construiu e implantou a cultura de ciclos de feedback em uma de suas unidades de negócio. De modo que tal mudança, ocasionou alterações na avaliação de desempenho geral da organização a partir da utilização do novo processo. Essa implantação possibilitou a melhoria no processo, consequentemente, contribuiu com a melhora nos níveis de engajamento, motivação e satisfação no trabalho. Entende-se que a implantação da cultura de feedback, através de ciclos, adicionou a empresa no caminho da excelência, onde resultou na aquisição do selo Great Place to Work (ótimo lugar para trabalhar), mostrando os benefícios e resultados alcançados na implantação do processo.

Abstract

In this technical report, the objective is to present the benefits achieved in the construction and use of the feedback cycle process, in the performance evaluation, consequent on the motivation of the employees, as well as, in the increase of satisfaction at work, in general, more precisely in the information technology sector, being a consulting company. The intervention took place in the period from 2019 to 2022, when the company studied, being a multinational with more than 25 years of existence, built and implemented the culture of feedback cycles in one of its business units. So, this change caused transformation in the organization's overall performance assessment from the use of the new process. This implementation enabled the improvement in the process, consequently, contributed to the improvement in the levels of engagement, motivation and satisfaction at work. It is understood that the implementation of the feedback culture, through cycles, added the company on the path of excellence, which resulted in the acquisition of the Great Place to Work seal (great place to work), showing the benefits and results achieved in the implementation of the process