Reumo
O cenário mundial está cada vez mais competitivo, cada ação feita para se destacar entre as
empresas é a chave para se alcançar o sucesso. Até mesmo os processos mais simples estão se tornando tão importantes quanto os mais complexos e, ao aprimorar os processos internos,
pode-se adquirir vantagens de negócios e de relacionamento com o consumidor de maneira
eficiente. O objetivo do trabalho é identificar as causas de cancelamento de pedidos dos
consumidores da empresa estudada fazendo uso do BPM (Business Process Management),
gestão de negócios. Por meio da aplicação da pesquisa-ação foi realizada a análise da situação problema. Ao identificar sua causa foi possível criar a integração dos sistemas que estava ocasionando furos de estoque, tornando a experiência de compra do cliente ruim e,
consequentemente, perda de receita para a empresa. Como resultado mediante redesenho e
restruturação do processo de vendas, implantação de inventário rotativo e o adiantamento de
separação das remessas foi possível a redução da quantidade de furos de estoque em 36,20%, causados pela duplicidade das vendas. O estudo demonstra que a aplicação para redução de cancelamento de pedidos assegurou a liquidez e conservação da imagem para o consumidor e mercado
Abstract
The world scenario is increasingly competitive, each action taken to stand out among the
companies is the key to achieving success. Even the simplest processes are becoming
becoming as important as the most complex and, by improving internal processes,
can acquire business and consumer relationship advantages in a efficient. The objective of the work is to identify the causes of cancellation of orders of the consumers of the studied company using BPM (Business Process Management), business management. Through the application of action research, an analysis of the situation was carried out problem. By identifying its cause, it was possible to create the integration of the systems that was causing stock holes, making the customer's shopping experience bad and, consequently, loss of revenue for the company. As a result, through redesign and restructuring of the sales process, implementation of rotating inventory and the advance of separation of shipments, it was possible to reduce the number of stock holes by 36.20%, caused by double sales. The study demonstrates that the application to reduce order cancellation ensured liquidity and image conservation for the consumer and marketplace.