Resumo

Título do Artigo

O monitoramento do alinhamento das estratégias nos negócios: Um Framework no acompanhamento das estratégias de uma indústria catarinense
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Tema

Stakeholders e Estratégias Corporativas

Autores

Nome
1 - André de Carvalho
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - PPGCG/CSE/UFSC
2 - Sérgio Murilo Petri
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - PPGCG/CSE/UFSC

Reumo

O objetivo deste estudo foi construir um framework para apoiar no monitoramento e alinhamento das estratégicas nos negócios em uma indústria catarinense. Caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, explicativa, de maneira quali-quantitativa, em um estudo de caso. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com diretores da indústria deste estudo de caso. Utilizou-se a MCDA-C, com o propósito de considerar a percepção dos envolvidos no processo de planejamento e execução estratégica. Os resultados da pesquisa constataram que o monitoramento da execução das estratégias é feito por um controle simples e de pouca visualização, dificultando o acompanhamento do que já foi efetivamente concluído ou o que ainda precisa ser executado. Algumas estratégias podem passar despercebidas ou executadas fora do prazo, ocasionando uma possível perda de oportunidade do mercado. Com a construção do framework, foi possível: (i) identificar 17 critérios que compõem o modelo para avaliar o desempenho dos indicadores; (ii) traçar o Perfil de Impacto dos indicadores da situação atual; (iii) propor ações de aperfeiçoamento que, caso implementadas, aumentem a performance dos indicadores; e, (iv) traçar um Perfil de Impacto para os indicadores do estudo de caso após a aplicação das ações de aperfeiçoamento.

Abstract

The objective of this study was to build a framework to support the monitoring and alignment of business strategies in an industry in Santa Catarina. It is characterized as an applied, explanatory and exploratory research, in a quali-quantitative way, in a case study. For this, semi-structured interviews were carried out with industry directors of this case study. The MCDA-C methodology was used to consider the perception of those involved in the strategic planning and execution process. The survey results found that the monitoring of the execution of strategies is done through a simple control with little visualization, making it difficult to follow up on what has already been effectively concluded or what still needs to be executed. Some strategies may go unnoticed or executed after the deadline, causing a possible loss of market opportunity. With the build of the framework, it was possible to: identify 17 criteria that make up the model to assess the performance of indicators; draw up the Impact Profile of current situation indicators; propose improvement actions that, if implemented, increase the performance of the indicators; and draw up an Impact Profile for the case study indicators after applying the improvement actions.