Resumo

Título do Artigo

Fatores contributivos da Cultura Organizacional e Liderança para redução nos indicadores de rotatividade
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Tema

Liderança, Lideres e Times

Autores

Nome
1 - Ednardo Jose da Silva
Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - Fipecafi - São Paulo
2 - Paschoal Tadeu Russo
Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - Fipecafi - Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças

Reumo

O presente relato técnico, tem como o objetivo apresentar ferramentas de mensuração, avaliação e monitoramento, implementadas para gestão de pessoas, a partir da cultura e ação das lideranças, evidenciando sua contribuição para melhoria nos índices de rotatividade no setor contábil-fiscal de uma empresa multinacional, estabelecida em São Paulo, Brasil, do ramo de tecnologia. A alta competitividade do setor, nos mercados nacional e internacional, impõem à organização adaptar-se constantemente. A rotatividade de funcionários representa um desafio para a manutenção de processos, tempo, custo e desenvolvimento de uma estrutura consistente e eficaz na produção de resultados. Dado problema, foi desenvolvido um modelo de inovação da gestão centrado no ser humano, dada sua relevância. Diversas ações por meio de ferramentas (de interação, capacitação, avaliação e monitoramento na gestão de pessoas, corroborados pela literatura) foram implementadas por meio da liderança, e resultaram em benefícios que favorecerãm o bem-estar dos colaboradores e contribuiram para redução na rotatividade de colaboradores no setor contábil-fiscal da organização.

Abstract

This technical report aims to present measurement, evaluation and monitoring tools, implemented for people management, based on the culture and action of leaders, evidencing their contribution to improving turnover rates in the accounting-tax sector of a company. multinational, established in São Paulo, Brazil, in the technology field. The high competitiveness of the sector, in national and international markets, forces the organization to adapt constantly. Employee turnover represents a challenge for maintaining processes, time, cost and developing a consistent and effective structure in producing results. Given this problem, a human-centred management innovation model was developed, given its relevance. Several actions through tools (interaction, training, evaluation and monitoring in people management, corroborated by the literature) were implemented through leadership, and resulted in benefits that favoured the well-being of employees and contributed to a reduction in employee turnover. employees in the accounting-tax sector of the organization.