Resumo

Título do Artigo

MOTIVADORES DE INTENÇÃO E ATITUDE DE COMPRA DE ARTIGOS DE LUXO DE SEGUNDA MÃO – UMA REVISÃO DE ESCOPO
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Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - JULIANA RIBEIRO GARCIA DONZELLI
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA
2 - Marcos Rogério Mazieri
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Reumo

Um estudo recente revela que o mercado de produtos de luxo de segunda mão está crescendo rapidamente: em 2021, seu valor foi estimado em € 33 bilhões globalmente, o que equivale a um aumento de 65% se comparado ao ano de 2017. Os estudos sobre o comportamento do consumidor e os construtos envolvidos na intenção ou na atitude, normalmente está mais direcionado ao consumo de produtos e serviços de luxo, negligenciando esse mercado secundário que representa o mercado de luxo de segunda mão. O objetivo principal deste estudo é mapear a literatura relacionada ao luxo e ao luxo de segunda mão, para sistematizar o conhecimento disponível a respeito do tema, por meio de uma revisão de escopo. A revisão de escopo revelou que os motivadores para intenção e atitude de compras de artigos de luxo de segunda mão estão muito próximos para intenção e compra de luxo de primeira mão: a necessidade de unicidade e exclusividade, envolvimento com a moda, necessidade de status, questões sociais e ambientais como o não desperdício e reuso, a nostalgia, qualidade percebida, preço, design, disponibilidade de marca, origem e autenticidade.

Abstract

A recent study reveals that the second-hand luxury goods market is growing rapidly: in 2021, its value was estimated at €33 billion globally, which is equivalent to a 65% increase compared to 2017. Studies on consumer behavior and the builders involved are more focused on the intention or attitude towards the consumption of luxury products and services, neglecting this secondary market that normally represents the second-hand luxury market. The main objective of this study is to map the literature related to luxury and second-hand luxury, to the knowledge on the subject, through a scoping review available. A scoping review revealed that the motivators for the intention and attitude of second-hand luxury goods purchases and first-hand purchases are very close: the need for uniqueness and the need for luxury involving a fashion need for status, social issues and environmental aspects such as non-waste and reuse, nostalgia, perceived quality, price, design, brand availability, origin and authenticity.