Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO EM PRODUTO COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS: Avaliação de um medicamento para Covid-19
Abrir Arquivo

Tema

Inovação

Autores

Nome
1 - Ligia Maura Primo Maluf
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis - SP
2 - Adilson Caldeira
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios
3 - Reynaldo Marcondes
Universidade Presbiteriana Mackenzie -

Reumo

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de negócios de uma empresa do setor farmacêutico mediante o lançamento de um medicamento inovador para o tratamento de pacientes internados por Covid-19, em estágios moderado e grave, a ação intervencionista descrita seguiu método para a construção de trabalhos práticos aplicados à resolução de problemas organizacionais e aproveitamento de oportunidades. Chegou-se, assim, à definição, avaliação e implementação das estratégias adotadas para a finalidade proposta, mediante inovação radical em produto, de uma molécula farmacêutica inédita patenteada, inovação de posição, por sua aplicação a finalidades diversas, visto que anteriormente estava em testes para outras enfermidades, assim como inovação de paradigma, por envolver estudos clínicos realizados no Brasil de um produto composto por uma molécula desenvolvida por uma empresa norte-americana. Desse modo, atingiu-se o objetivo estabelecido, pois amplia-se o portfólio de negócios da empresa por meio da oferta de um produto inédito e patenteado, que, por atender à demanda de melhoria da saúde pública, constitui uma importante contribuição à sociedade. A adoção de procedimentos metodológicos de natureza científica confere ao projeto o potencial de replicação em situações assemelhadas enfrentadas pela própria empresa ou por outras, similares.

Abstract

Aiming to promote the business development of a company in the pharmaceutical sector through the launch of an innovative drug for the treatment of patients hospitalized for Covid-19, in moderate and severe stages, the interventionist action described followed a method for the construction of practical works applied to the solving organizational problems and taking advantage of opportunities. Thus, we arrived at the definition, evaluation and implementation of the strategies adopted for the proposed purpose, through radical product innovation, of an unprecedented patented pharmaceutical molecule, innovation of position, for its application to different purposes, since it was previously in tests for other diseases, as well as a paradigm innovation, as it involves clinical studies carried out in Brazil of a product composed of a molecule developed by a North American company. In this way, the established objective was achieved, as the company's business portfolio is expanded by offering an unprecedented and patented product, which, by meeting the demand for improving public health, constitutes an important contribution to society. The adoption of methodological procedures of a scientific nature gives the project the potential for replication in similar situations faced by the company itself or by similar ones.