Resumo

Título do Artigo

CHECKUP+ UMA FERRAMENTA DE DATA ANALYTICS PARA ACOMPANHAMENTO DOS INDICADORES FINANCEIROS DE PEQUENOS NEGÓCIOS
Abrir Arquivo

Tema

Tecnologia

Autores

Nome
1 - Rafael dos Santos de Almeida
Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - Fipecafi -
2 - Sonia Rosa Arbues Decoster
Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - Fipecafi -
3 - Marcelo Cunha de Souza
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - FEA USP

Reumo

O presente relato apresenta os benefícios alcançados pela análise de dados 3.0 em pequenos negócios, ajudando em sua gestão, na tomada de decisão e, mais especificamente, no setor contábil e financeiro, que absorve novas tecnologias juntamente com metodologias de inovação para competitividade no mercado. O processo de construção e implantação foi observado no período de 2021 a 2022, quando a empresa estudada, com mais de 5 anos de existência, na prestação de serviço de contabilidade e financeiro, para pequenos negócios, resolveu elevar seu nível eficiência em seu processo interno, para ajudar de melhor forma, na gestão financeira das empresas que prestava serviços. Tal mudança causou necessidades de alterações no processo de atendimento aos clientes, passando de uma empresa de prestação de serviço comum, para uma abordagem mais consultiva, o que permitiu a implantação do MVP. Essa implantação possibilitou a melhoria do processo de gestão da empresa estudada, contribuindo, com a melhoria do desempenho financeiro de pequenos negócios. A cultura de inovação, através da metodologia de startup enxuta, se apresenta como uma ferramenta que contribui para processos de inovação e criação de valor para pequenas organizações, onde traz elementos de mensuração, validação de novas ideias e geração de valor.

Abstract

This report presents the benefits achieved by data analysis 3.0 in small businesses, helping in their management, decision making, and, more specifically, in accounting and financial sector, which absorbs new technologies and innovative methodologies for market competitiveness. The construction and implementation process was observed between 2021 to 2022, when the company studied, with more than five years of existence, in the provision of accounting and financial services for small businesses, decided to raise its level of efficiency in its internal process, to help in the financial management of the companies that provided it. This change caused the need for changes in the customer service process, moving from an ordinary service company to a more consultative approach, which allowed the implementation of the MVP. This implementation made it possible to improve the management process of the studied company, contributing to the improvement of the financial performance of small businesses. The culture of innovation through the lean startup methodology presents itself as a tool that contributes to innovation processes and value creation for small organizations, where it brings elements of measurement, validation of new ideas, and value generation.