Resumo

Título do Artigo

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E OS IMPACTOS DA COVID-19: Um estudo com docentes do Ensino Superior
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Estudos do Futuro

Autores

Nome
1 - Dayse Valéria Santos Marques
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo
2 - Ester Eliane Jeunon
-

Reumo

O objetivo deste relato técnico foi analisar de que forma a inteligência emocional influenciou docentes de instituições de ensino superior durante a pandemia da Covid-19 Com o uso de metodologia quantitativa, procedeu-se à investigação descritiva Foram elaboradas 59 questões sobre a Inteligência Emocional e enfrentamento da pandemia da Covid-19 e os questionários foram enviados eletronicamente via Google forms para professores das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Centro oeste, Sudeste e Sul) Constatou-se medo de contaminar a si e seus familiares; Temor de uma doença mortal, altamente transmissível e de sequelas e complicações irreversíveis; Preocupação com estudantes que não conseguiram ter acesso aos ambientes virtuais nem criar uma rotina de estudo para acompanhar as aulas remotas ou online; Queda no rendimento e perda de motivação dos discentes para frequentar as salas virtuais A criação de um modelo a partir de uma escala MIE foi uma contribuição importante da pesquisa pois tornou possível analisar quantitativamente os resultados identificou-se que houve dedicação de autores no sentido de ampliar as informações sobre a pandemia, em especial na área da docência, em que a educação, de modo geral, precisou enfrentar um cenário de adversidades, despertando, assim, o interesse investigativo dos teóricos.

Abstract

The objective of this technical report was to analyze how emotional intelligence influenced professors at higher education institutions during the Covid-19 pandemic Using quantitative methodology, a descriptive investigation was carried out 59 questions were prepared on Emotional Intelligence and coping with the Covid-19 pandemic and the questionnaires were sent electronically via Google forms to teachers in the five regions of the country (North, Northeast, Midwest, Southeast and South) There was fear of contaminating themselves and their families; Fear of a deadly, highly communicable disease and irreversible sequelae and complications; Concern about students who were unable to access virtual environments or create a study routine to follow remote or online classes; Drop in student performance and loss of motivation to attend virtual classrooms The creation of a model from an MIE scale was an important contribution of the research as it made it possible to quantitatively analyze the results it was identified that there was dedication of authors in order to expand information about the pandemic, especially in the area of ​​teaching, in which education, in general, had to face a scenario of adversities, thus arousing the investigative interest of theorists , with a view to clarifying an unknown and unprecedented