Resumo

Título do Artigo

COMO UMA EMPRESA REVERTEU UM AMBIENTE DE COLABORADORES NÃO ENGAJADOS, PRODUTO COM PROBLEMAS DE QUALIDADE E PROCESSOS DESESTRUTURADOS
Abrir Arquivo

Tema

Liderança, Lideres e Times

Autores

Nome
1 - Leandro Victor Fidelis
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Faculdade de Engenharia Mecanica - FEM

Reumo

A fusão de duas empresas pequenas de tecnologia com culturas diferentes causou um choque e uma falta de identidade percebida pelos funcionários, que estavam tentando entender qual seriam os elementos da nova cultura pós fusão. Outros fatos funcionaram como catalizadores de um ambiente instável e desagradável para os colaboradores, como o rápido crescimento conjugado com a falta de processos, produtos novos com muitas falhas e muitas reclamações de clientes insatisfeitos. Isso num ambiente de gestão novo, prioritariamente no modelo home office por conta dos efeitos do COVID, o que dificultou ainda mais a comunicação e a solução dos problemas. Dessa forma, o desafio apresentado era conseguir estabilizar o ambiente para manter os funcionários engajados e assim garantir o know-how na empresa, que por se tratar de uma empresa pequena à época, os poucos funcionários que trabalharam eram indispensáveis para o bom funcionamento dos produtos e serviços prestados. Nesse relato técnico serão abordadas quais eram as características que geraram esse ambiente, bem como foi realizado o mapeamento do problema, as ações para solução e a reversão de uma situação caótica para um ambiente agradável e de funcionários engajados. Ao final é proposto um modelo para aplicar em situações com mesmo tipo.

Abstract

The merger of two small technology companies with different cultures caused a lack of identity by the employees, who were trying to what would be the elements of the new post-merger culture. Other facts maked for an unstable and unpleasant environment for employees, such as the rapid growth combined with the lack of processes, new products with many flaws and many complaints from dissatisfied customers. This in a new management environment, primarily in the home office model due to the effects of COVID, which made communication and problem solving even more difficult. Thus, the challenge presented was to be able to stabilize the environment to keep employees engaged and thus guarantee the know-how in the company, which, as it was a small company at the time, the few employees who worked were essential for the proper functioning of the products. and services provided. In this technical report, the characteristics that generated this environment will be addressed, as well as the mapping of the problem, the actions for solution and the reversal of a chaotic situation to a pleasant environment and engaged employees. At the end, a model is proposed to apply in situations with the same type.