Resumo

Título do Artigo

Walmart Brasil: crescimento e desaparecimento de um gigante varejista
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Tema

Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Glauber Cerri Pitanga
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP -
2 - Jorge Luiz de Biazzi
-

Reumo

Neste caso de ensino são apresentados, inicialmente, alguns fatores relativos à história e evolução do setor varejista e principalmente a trajetória da gigante varejista Walmart no mercado brasileiro. Destacam-se elementos de administração, empreendedorismo, gestão estratégica e operacional e comercial. O caso apresenta a trilha percorrida pela empresa nos quase 22 anos de exercício no território brasileiro, a partir da identificação de uma oportunidade de internacionalização da marca, crescimento e expansão, definições e implantações estratégicas até o momento de sua venda e saída do Brasil.

Abstract

In this teaching case, initially, some factors related to the history and evolution of the retail sector and especially the trajectory of the giant retailer Walmart in the Brazilian market are presented. Elements of administration, entrepreneurship, strategic and operational and commercial management stand out. The case presents the path taken by the company in its almost 22 years of operation in the Brazilian territory, from the identification of an opportunity for the internationalization of the brand, growth and expansion, definitions and strategic implementations until the moment of its sale and departure from Brazil.