Resumo

Título do Artigo

ASSOCIAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA, CONHECIMENTO FINANCEIRO E ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
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Tema

Finanças

Autores

Nome
1 - Juliana Lima de Rezende Guida
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá - Campus de Itajubá
2 - ANDRE LUIZ MEDEIROS
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá - IEPG
3 - Andrea Aparecida da Costa Mineiro
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Reumo

O mercado financeiro cresce a cada dia e novos produtos e serviços financeiros são criados. Com isso, é necessário mais conhecimento financeiro para tomar as melhores decisões. Uma maneira de obter esse conhecimento, é por meio da educação financeira que também contribuirá para uma boa alfabetização financeira. Nesse contexto, esse artigo tem como objetivo fazer uma revisão integrativa da literatura, identificando qual a associação entre educação financeira, conhecimento financeiro e alfabetização financeira. Para atingir o objetivo, foi realizado uma pesquisa na base de dados Web of Science (WOS), dos quais foram escolhidos 10 artigos para o estudo. Estes foram sistematizados quanto aos objetivos; as abordagens teóricas; método utilizados, críticas sobre os programas de educação financeira, da alfabetização financeira e de sua mensuração; conclusões e propostas de pesquisas futuras. Os resultados apresentam que os programas de educação financeira aumentam o conhecimento financeiro e contribuem com outros fatores, além de criar formas de mensurar a alfabetização financeira. Assim, os programas de educação financeira melhoram a alfabetização financeira, contribuindo para o aumento de conhecimento financeiro, influenciando a atitude e impactando o comportamento financeiro.

Abstract

The financial market grows every day and new financial products and services are created. As a result, more financial knowledge is needed to make the best decisions. One way to obtain this knowledge is through financial education, which will also contribute to good financial literacy. In this context, this article aims to carry out an integrative review of the literature, identifying the association between financial education, financial knowledge and financial literacy. To achieve the objective, a search was carried out in the Web of Science (WOS) database, from which 10 articles were chosen for the study. These were systematized in terms of objectives; theoretical approaches; method used, criticism of financial education programs, financial literacy and its measurement; conclusions and proposals for future research. The results show that financial education programs increase financial knowledge and contribute to other factors, in addition to creating ways to measure financial literacy. Thus, financial education programs improve financial literacy, contributing to increasing financial knowledge, influencing attitude and impacting financial behavior.