Resumo

Título do Artigo

O Senso de Pertencimento no Empreendedorismo; Uma Revisão Sistemática da Literatura
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Tema

Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Laurival Calçada Junior
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Leonardo Vils
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Apresentar como o senso de pertencimento se relaciona com o empreendedorismo. Investigar a literatura acadêmica buscando o estado da arte que relaciona os temas propostos, e com base nas lacunas encontradas propor estudos futuros. Partindo de uma revisão sistemática da literatura, foi desenvolvido um protocolo replicável para identificar publicações, autores e conceitos sobre os temas Busca realizada em dezembro de 2021 na base gratuita ISI Web of Knowledge aflorando 53 artigos uteis. O protocolo de busca retornou inicialmente 780 artigos, restando 53 após aplicação dos critérios de inclusão. As pesquisa sobre o tema é recente, sendo o primeiro artigo publicado em 2008, porém crescente. As publicações estão dispersas em 45 periódicos, 50% das obras concentradas em duas categorias: Bussines & Economics e Geography. Identificamos sete clusters investigativos, sendo a construção da identidade do indivíduo empreendedor presente em quatro. O interesse em estudar o relacionamento do senso de pertencimento em imigrantes empreendedores e as escolhas e desafios das mulheres empreendedoras são claramente percebidos. Destaque para a ideia de ser o senso de não pertencimento positivo para a mulher empreendedora. O estudo limitou a busca na base de dados gratuita Web of Science.

Abstract

Present how the sense of belonging relates to entrepreneurship. Investigate the academic literature seeking the state of the art that relates the proposed themes, and based on the gaps found, propose future studies. Based on a systematic review of the literature, a replicable protocol was developed to identify publications, authors and concepts on the topics Search carried out in December 2021 on the free ISI Web of Knowledge database, outlining 53 useful articles. The search protocol initially returned 780 articles, remaining 53 after applying the inclusion criteria. Research on the topic is recent, the first article being published in 2008, but growing. The publications are dispersed in 45 periodicals, 50% of the works concentrated in two categories: Bussines & Economics and Geography. We identified seven investigative clusters, with the construction of the identity of the entrepreneurial individual present in four. The interest in studying the relationship between the sense of belonging in entrepreneurial immigrants and the choices and challenges of women entrepreneurs is clearly perceived. Emphasis is given to the idea of ​​being a positive sense of non-belonging for the entrepreneurial woman. The study limited the search in the free Web of Science database.