Resumo

Título do Artigo

FATORES DETERMINANTES QUE INFLUENCIAM O CONSUMIDOR BRASILEIRO A USAR FINTECHS
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - KAUE AUGUSTO FERNANDES
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - Joaquim Tavora
2 - CRISTINA HELENA PINTO DE MELLO
ESPM -

Reumo

As fintechs surgiram e aumentaram a oferta de produtos e serviços financeiros aos consumidores, concorrendo com as instituições financeiras.O objetivo desse estudo é entender quais são os fatores determinantes que têm influenciado o consumidor a usar fintechs no Brasil. Partindo dessa premissa, foram usados os construtos do modelo UTAUT3 incorporando variáveis utilizadas em estudos realizados na Alemanha, China e Coreia do Sul, são elas: Imagem da Marca, Confiança, Segurança de Dados e Governo. Elaborou-se um questionário que foi disseminado, por meio de anúncios no Google e Facebook, aos usuários que buscavam pelo termo fintech. Houve 506 respostas válidas. Os dados foram analisados com o modelo de equações estruturais de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM) para testar as hipóteses. Os resultados demonstraram que, das doze variáveis do modelo UTAUT3, seis delas foram suportadas. Dentre os estudos realizados fora do país, somente as variáveis Imagem da Marca e Segurança de Dados foram suportadas. Dessa forma, este estudo contribui com a literatura sobre os fatores que influenciam o consumidor brasileiro a usar fintechs, fornecendo uma visão mais abrangente e atual dos interesses dos usuários e também com o mercado que poderá compreender como conquistar e/ou manter os clientes.

Abstract

Fintechs emerged and increased the offer of financial products and services to consumers, competing with financial institutions. The objective of this study is to understand what are the determining factors that have influenced consumers to use fintechs in Brazil. Based on this premise, the constructs of the UTAUT3 model were used, incorporating variables used in studies carried out in Germany, China and South Korea, namely: Brand Image, Trust, Data Security and Government. A questionnaire was developed and disseminated through ads on Google and Facebook to users who searched for the term fintech. There were 506 valid responses. Data were analyzed with the partial least squares structural equation model (PLS-SEM) to test the hypotheses. The results showed that, of the twelve variables of the UTAUT3 model, six of them were supported. Among the studies carried out outside the country, only the Brand Image and Data Security variables were supported. In this way, this study contributes to the literature on the factors that influence Brazilian consumers to use fintechs, providing a more comprehensive and current view of users' interests and also with the market that will be able to understand how to win and/or keep customers.