Resumo

Título do Artigo

Alinhando Culturas Organizacionais e Estratégia Corporativa
Abrir Arquivo

Tema

Stakeholders e Estratégias Corporativas

Autores

Nome
1 - Cinthia Maria Freitas Cavalcanti
Universidade de Fortaleza - -
2 - Afonso Carneiro Lima
UNIFOR - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Considerando a importância da cultura organizacional para a competitividade das empresas, este artigo aplicado tem como objetivo verificar o alinhamento entre as culturas organizacionais de diferentes unidades estratégicas de negócio (UENs) e a estratégia corporativa de um grupo empresarial do setor de aço. O estudo de caso empregou uma abordagem predominantemente quantitativa, complementada por uma análise documental. Realizou-se um diagnóstico de perfis culturais existentes por meio do modelo de valores competitivos (MVC), de Cameron e Quinn (2006); a análise documental visou levantar informações sobre a estratégia corporativa, especificamente, os mapas, objetivos e indicadores estratégicos do Balanced Scorecard (BSC). Resultados mostram a ausência de um perfil predominante: as UENs obtiveram pontuações próximas para os perfis de cultura Clã, Hierárquica e Racional A partir desses resultados, pode-se concluir uma ausência de força cultural nas UENs investigadas. Além disso, a estratégia corporativa formal apresenta objetivos alinhados aos perfis de cultura Hierárquica e Inovativa, sendo essa última a que obteve menor pontuação em todas as UENs. Consonante ao referencial teórico utilizado, sugere-se o desenho de um plano de mudança organizacional com foco nos aspectos culturais que precisam ser gerenciados, alterados, fortalecidos ou reduzidos para que a estratégia corporativa seja executada com maior eficácia.

Abstract

Considering the importance of organizational culture for the competitiveness of companies, this applied article aims to verify the alignment between organizational cultures of different strategic business units (SBUs) and the corporate strategy of business group in the steel sector. The case study used a predominantly quantitative approach, complemented by a document analysis. A diagnosis of existing cultural profiles was made through the competing values framework (CVF), by Cameron and Quinn (2006); the document analysis aimed to raise information about the corporate strategy, specifically, the maps, objectives and strategic indicators of the Balanced Scorecard (BSC). Results show the lack of a predominant profile: the SBUs obtained similar scores for the Clan, Hierarchical and Rational culture profiles. From these results, one can conclude a lack of cultural strength in the investigated SBUs. In addition, the formal corporate strategy presents objectives aligned with hierarchical and innovative culture profiles; the latter being the one that obtained the lowest score in all SBUs. In keeping with the theoretical framework used, it is suggested the design of an organizational change plan focusing on the cultural aspects that need to be managed, altered, strengthened or reduced so that corporate strategy is executed more effectively.