Resumo

Título do Artigo

FATORES DE RELACIONAMENTO DOS STAKEHOLDERS (FRS) QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO DO VALOR DE MARCA: PROPOSTA DE UM MODELO CONCEITUAL PARA O CONTEXTO B2B
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Inovação em Marketing

Autores

Nome
1 - Sérgio Adriany Santos Moreira
USP - Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP)

Reumo

O presente estudo propõe uma revisão sistemática da literatura dos últimos 10 anos (2012-2022), contemplando os principais fatores de relacionamento dos stakeholders (FRS) identificados na literatura e que influenciam na percepção do valor da marca em um contexto B2B, para propor um modelo conceitual qualitativo que relacione os principais FRS com seus respectivos autores. A partir da pesquisa em duas bases de dados renomadas (Scopus e Web of Science) foram encontrados 140 artigos inicialmente que, após análise e seleção, resultaram na avaliação final de 15 artigos que abordavam o relacionamento dos stakehoolders como proposta do valor de marca no contexto B2B. Foi possível conceber um modelo conceitual qualitativo correlacionando 9 FRS que influenciam na percepção do valor de marca em um contexto B2B. O presente estudo contribui com a literatura perante os estudos dos últimos 10 anos na academia sobre o a abrangência do tema de valor da marca ao conceber um modelo conceitual qualitativo, além de avançar na discussão sobre a importância do relacionamento dos stakeholders para o valor de marca corporativa. Pesquisas futuras poderiam validar o modelo conceitual apresentado neste estudo, bem como relacioná-lo a pesquisas quantitativas.

Abstract

The present study proposes a systematic literature review in last 10 years (2012-2022), contemplating the main stakeholder relationship factors (SRF) identified in the literature and that influence the perception of brand equity in a B2B context, to propose a qualitative conceptual model that relates the main SRF with their respective authors. From the search in two renowned databases (Scopus and Web of Science), 140 articles were initially found which, after analysis and selection, resulted in the final evaluation of 15 articles that addressed the relationship of stakeholders as a proposal of brand equity in B2B context. It was possible to design a qualitative conceptual model correlating 9 FRS that influence the perception of brand equity in a B2B context. The present study contributes to the literature regarding the studies in last 10 years in the academy on the scope of the theme of brand equity by designing a qualitative conceptual model, in addition to advancing the discussion on the importance of stakeholder relationships for corporate brand equity. Future research could validate the conceptual model presented in this study, as well as relate it to quantitative research.