Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DOS RESULTADOS ESTRATÉGICOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DECORRENTES DO PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO ADMINISTRATIVA NO PERÍODO 2011-2020
Abrir Arquivo

Tema

Stakeholders e Estratégias Corporativas

Autores

Nome
1 - Jeysonn Isaac Balbinot
UFRGS -
2 - Cleber de Araújo
Universidade Federal do Espírito Santo - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública
3 - Renato Luft
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) -

Reumo

O objetivo deste trabalho foi investigar se as ações realizadas pela área de Tecnologia da Informação e Comunicação, decorrentes das formalizações constantes no Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação surtiram os efeitos estratégicos desejados para a instituição estudada, qual seja, o Ministério Público Federal. A pesquisa teve abordagem qualitativa e foi classificada como descritiva do tipo documental, com revisão em bibliografia disponível sobre planejamento, governança, indicadores de desempenho e demais temas relacionados. A coleta de dados foi feita a partir de consultas em sítios de transparência, sistemas de informação e documentação divulgada publicamente. A interpretação e a reflexão crítica dos resultados foi realizada a partir da análise dos dados, observando-se a perspectiva interna, através dos produtos e serviços entregues e/ou realizados, além de pesquisa de satisfação, bem como a perspectiva externa, através de relatórios de órgãos de auditoria. A pesquisa apontou no sentido de alcance de importantes resultados estratégicos, mas com deficiências em alguns aspectos que poderiam impactar negativamente em resultados futuros.

Abstract

This work aims to investigate whether the actions developed by the Information and Communication Technology area, resulting from the formalizations contained in the Strategic Planning for Information Technology, had the desired strategic effects for a study institution, namely, the Federal Public Ministry. The research had a qualitative approach and was published as descriptive of the documentary type, with a review of the available bibliography on planning, governance, performance indicators and other related topics. Data collection was carried out based on consultations on transparency websites, information systems and publicly disclosed documentation. The interpretation and critical reflection of the results were carried out from the analysis of the data, observing the internal perspective, through the products and services delivered and/or executed, as well as from the external perspective, through external reports, supervisory bodies. The survey pointed to the achievement of important strategic results, but with deficiencies in some aspects that could negatively impact future results.