Resumo

Título do Artigo

OS TIPOS DE TORCEDORES DE FUTEBOL, SEUS COMPORTAMENTOS E AS TEORIAS DA PRÁTICA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do Consumidor e papel social do marketing

Autores

Nome
1 - Caio Gonçalves de Oliveira Diniz
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - São Paulo
2 - Ricardo Zagallo Camargo
ESPM - São Paulo

Reumo

Este artigo consiste em uma revisão da literatura que busca reunir pesquisas relevantes sobre o comportamento de torcedores de futebol sob a ótica das Teorias da Prática. A investigação foi dividida em três partes: a abordagem sociológica do comportamento do torcedor, que visa reunir materiais que discutam a influência do comportamento dos torcedores dentro do relacionamento em sociedade; a abordagem de consumo sobre o comportamento do torcedor, que traz um olhar mais mercadológico para as ações dos torcedores; e a categorização dos tipos dos torcedores, que tem como objetivo entender a grande diversidade de formas de torcer no universo do futebol. Após este levantamento de três vertentes, foi criada a relação de toda a literatura compilada com elementos importantes das Teorias da Prática e como ela se aplica à observação do comportamento dos torcedores de futebol, seja no estádio, em outras atividades cotidianas, ou seja no momento do consumo relacionado ao esporte bretão. Como contribuição mais técnica, o quadro de categorização dos tipos de torcedores pode ser considerado uma ferramenta a gestores de marketing que buscam entender como se comporta sua base de torcedores e como é possível explorá-los mais efetivamente e atendê-los nas suas principais necessidades e desejos.

Abstract

This article consists of a literature review that seeks to gather relevant research on the behavior of football fans from the perspective of Theories of Practice. The investigation was divided into three parts: the sociological approach to fan behavior, which aims to gather materials that discuss the influence of fan behavior within the relationship in society; the consumer approach to fan behavior, which brings a more market-oriented look to the fans' actions; and the categorization of the types of fans, which aims to understand the great diversity of ways to cheer in the football universe. The list of all the literature was also compiled with important elements of the Theories of Practice and how it is applied to the observation of the behavior of football fans, whether in the stadium, in other daily activities, or at the moment, was created. of consumption related to the Breton sport. As a more technical contribution, the fan types categorization framework can be considered a tool for marketing managers who seek to understand how their fan base behaves and how it is possible to explore them more effectively and meet their main needs and wishes.