Resumo

Título do Artigo

PROGRAMA GERAÇÃO PARANÁ DIGITAL: CONECTANDO SABERES E OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS NO ESTADO DO PARANÁ
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Tema

Inovação

Autores

Nome
1 - Carine Grosko Guedes
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - PPGADM - Programa de Pós-Gradução em Administração
2 - MARCOS ROBERTO KUHL
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Programa de Pós-graduação em Administração - PPGADM/UNICENTRO
3 - Zoraide da Fonseca Costa
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4 - Sandro Rautenberg
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Reumo

Este artigo objetiva verificar a efetividade das políticas públicas em educação profissional tecnológica para empregabilidade através do curso de Tecnologias Computacionais no Estado do Paraná, no programa Geração Paraná Digital, na integração profissional de jovens no mercado de trabalho, no município de Laranjeiras do Sul-PR. O referido programa envolve a parceria de órgãos públicos e instituições da iniciativa privada com o propósito de capacitar e preparar jovens estudantes provenientes do ensino médio e graduandos para atuarem na área desenvolvimento de softwares. Como instrumento de pesquisa, optou-se por uma pesquisa quantitativa, aplicando questionário pelo Google Forms e entrevista com o Diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Os resultados indicam que os recursos aplicados atingiram o objetivo proposto de fornecer qualificação e, a partir desta, inserir os egressos no mercado de trabalho. A avaliação do curso e de sua efetividade na qualificação por parte dos egressos foi positiva, mas indicando ainda pontos de melhoria para futuras turmas.

Abstract

This article aims to verify the effectiveness of public policies in technological professional education for employability through the Computer Technologies course in the state of Paraná, in the Digital Paraná Generation program, in the professional integration of young people into the job market, in the municipality of Laranjeiras do Sul-PR. This program involves a partnership between public bodies and private sector institutions with the aim of training and preparing young high school students and undergraduates to work in software development. As a research tool, we opted for a quantitative survey, using a Google Forms questionnaire and an interview with the Director of Science and Technology at the Department of Science, Technology and Higher Education (SETI). The results indicate that the resources invested achieved the proposed objective of providing qualifications and, from this, inserting the graduates into the job market. The evaluation of the course and its effectiveness in providing qualifications by the graduates was positive, but there are still points for improvement for future classes.