Reumo
O objetivo deste relato técnico é descrever detalhadamente a experiência prática profissional dos autores na aplicação do conceito dos Arquétipos de Mark e Pearson (2001) no desenvolvimento e implantação do processo, das atividades, iniciativas e ações executadas pelo planejamento estratégico de uma empresa de tecnologia voltada para área da saúde, com o propósito de definir a identidade corporativa interna, tornar a missão da companhia mais próxima e cotidiana dos colaboradores e aumentar o engajamento dos mesmos com a sua missão. O relato apresenta a conceituação dos Arquétipos de Mark e Pearson (2001) e seu uso junto à liderança da companhia por meio dinâmicas de grupo para definir os arquétipos associados à empresa, criar iniciativas e atividades de engajamento dos colaboradores em torno destes arquétipos e da missão da companhia, bem como os resultados conquistados por estas iniciativas.
Abstract
The objective of this white paper is to describe in detail the practical professional experience of the authors in applying the concept of Mark and Pearson's Archetypes (2001) in the development and implementation of the process, activities, initiatives and actions carried out by the strategic planning of a technology company focused on for the healthcare sector, with the purpose of defining the internal corporate identity, making the company's mission closer to employees' daily lives and increasing their engagement with its mission. The report presents the conceptualization of Mark and Pearson's Archetypes (2001) and their use with the company's leadership through group dynamics to define the archetypes associated with the company, create initiatives and employee engagement activities around these archetypes and the mission of the company, as well as the results achieved by these initiatives.