Resumo

Título do Artigo

IMPULSIONANDO UM NEGÓCIO REAL: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA ANÁLISE E ESTRATÉGIA DE MARKETING
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Tema

Estratégia e Inovação em Marketing

Autores

Nome
1 - Ana Lídia Lemes de Assunção Silva
Escola do Futuro do Estado de Goiás - Universidade Federal de Masto
2 - BERNARDO ARIEL GONZAGA SANTANA
EFG- Escola do Futuro do Estado de Goiás - Escola do Futuro José Luiz Bittencourt
3 - Luane Alves Cedraz
Escola do Futuro do Estado de Goiás -
4 - Lucivania Borges de Moura
UEG - Universidade Estadual de Goiás - Aparecida de Goiânia
5 - George Mendes Marra
Escola do Futuro do Estado de Goiás - Goiânia

Reumo

O marketing é crucial para entender e satisfazer os clientes. O Business Model Canvas (BMC) simplifica a visualização e análise de um modelo de negócio. Sua integração com o marketing é essencial para estratégias eficazes. Este caso de ensino descreve uma atividade prática realizada por alunos do curso de Marketing e Mídias Sociais, em que aplicaram o BMC e a criação de personas para analisar, planejar e desenvolver estratégias para melhorar o desempenho e a competitividade de negócios reais, especificamente uma padaria. O objetivo é compartilhar a experiência e os resultados dessa atividade, destacando como os alunos puderam integrar teoria e prática, desenvolver habilidades práticas de análise de negócios, e contribuir para a melhoria dos modelos de negócio do estabelecimento estudado. Espera-se que este relato de caso inspire outras instituições de ensino a adotarem abordagens semelhantes, promovendo uma maior integração entre teoria e prática no ensino de Marketing e Mídias Sociais.

Abstract

Marketing is crucial to understanding and satisfying customers. The Business Model Canvas (BMC) simplifies the visualization and analysis of a business model. Its integration with marketing is essential for effective strategies. This teaching case describes a practical activity carried out by students of the Marketing and Social Media course, in which applied BMC and persona creation to analyze, plan and develop strategies to improve the performance and competitiveness of real businesses, specifically a bakery. The objective is to share the experience and results of this activity, highlighting how students were able to integrate theory and practice, develop skills business analysis practices, and contribute to the improvement of the company’s business models establishment studied. It is hoped that this case report will inspire other institutions of teaching to adopt similar approaches, promoting greater integration between theory and practice in teaching Marketing and Social Media.