Resumo

Título do Artigo

A SATISFAÇÃO DO DISCENTE COM A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA: A PANDEMIA VERSUS O RETORNO AO PRESENCIAL
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Tema

Tecnologia

Autores

Nome
1 - Julio Cesar Teixeira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - São Paulo
2 - Emerson Maccari
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3 - André Torres Urdan
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Reumo

O objetivo do estudo foi investigar a percepção da satisfação da experiência acadêmica discente e seus desdobramentos, com atividades pedagógicas remotas em decorrência da pandemia. A originalidade consiste na indicação dos resultados, na necessidade de mudanças na estratégia de ensino da IES, que pode melhorar a captação de alunos e a retenção deles. O método utilizado foi uma pesquisa descritiva, transversal, quantitativa, com alunos de uma Instituição de Ensino Superior do Estado de São Paulo. O principal resultado foi que apesar dos indicadores da percepção da satisfação da experiência acadêmica elevados, a maioria dos alunos (77,8%) quer uma alteração no atual formato de ensino da IES. A contribuição teórica foi identificar um novo fator impulsionador – uma crise - na adoção da transformação digital que não constava da literatura revisada. A contribuição social para a gestão consistiu no aprimoramento da compreensão sobre métricas, em linha com a lente teórica na qual está embasada, que propõe a utilização de indicadores capazes de capturar a percepção dos clientes frente à uma transformação digital.

Abstract

The objective of the study was to investigate the perception of satisfaction with the student academic experience and its consequences, with remote pedagogical activities as a result of the pandemic. Originality consists in indicating the results, in the need for changes in the HEI's teaching strategy, which can improve student recruitment and retention. The method used was a descriptive, cross-sectional, quantitative research with students from a Higher Education Institution in the State of São Paulo. The main result was that despite the high indicators of perceived satisfaction with the academic experience, most students (77.8%) want a change in the current teaching format at the HEI. The theoretical contribution was to identify a new driving factor – a crisis – in the adoption of digital transformation that was not included in the reviewed literature. The social contribution to management consisted in improving the understanding of metrics, in line with the theoretical lens on which it is based, which proposes the use of indicators capable of capturing the perception of customers in the face of a digital transformation.