Resumo

Título do Artigo

A RELEVÂNCIA INFORMACIONAL DE OUTROS RESULTADOS ABRANGENTES (ORA) NA PRECIFICAÇÃO DAS EMPRESAS FINANCEIRAS ABERTAS
Abrir Arquivo

Tema

Finanças e Contabilidade

Autores

Nome
1 - cristiano angulski de lacerda
Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - Fipecafi -
2 - Fabiana Palazzo Barbosa
Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - Fipecafi -
3 - Tarcisio Saraiva Rabelo Junior
Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - Fipecafi -
4 - Fabiana Lopes da Silva
Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - Fipecafi -
5 - Marta Cristina Pelucio Grecco
Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - Fipecafi -

Reumo

As normas internacionais de contabilidade incorporaram a divulgação de outros resultados abrangentes (ORA), os quais representam ganhos e perdas futuros e remensurações de itens de balanço que não transitam em resultado do período até que sejam realizados, mas que afetarão o desempenho da entidade e capacidade de gerar resultados futuros. O objetivo do estudo foi investigar a relevância informacional de ORA na precificação, pelo mercado, das empresas listadas do setor financeiro brasileiro no período de 2015 a 2019. O foco em setor financeiro é proposital, pois, por apresentar características particulares, esse setor é geralmente excluído da maioria dos estudos para fins de comparabilidade das amostras. Utilizando o modelo de Ohlson (1995), identificou-se para uma amostra de 7 bancos listados na B3 que o ORA apresentou relação estatisticamente significativa com o valor de mercado das instituições no período analisado. As evidências corroboram a importância do ORA para o entendimento da condição da entidade na tomada de decisão de investidores e contribuíram para evidenciar que as estratégias de gerenciamento de riscos e assimetrias de balanço realizadas pelos administradores das empresas do setor financeiro, as quais possuem impacto em rubricas contábeis de ORA, são percebidas pelos usuários da informação.

Abstract

The international accounting standards incorporated the disclosure of Other Comprehensive Income (OCI), which represents future gains and losses and measurements of balance items that are not recognized in the income statement of the current period, but will affect the performance of the entity and its results in a future time. The objective of the study was to investigate the informational relevance of OCI in the market pricing of financial institutions listed in the Brazilian market (B3) from 2015 to 2019. The focus on the financial sector is intentional because, as it presents specific characteristics, this sector is generally excluded from most of the studies for purposes of comparability of samples. Using Ohlson´s model (1995), it was identified for a sample of 7 banks listed in B3 that the OCI presented a statistically significant relationship with the market value of the institutions in the period assessed. The evidence corroborates the importance of the OCI in the investor´s decision making process where it serves as a tool to better understand the entity´s condition and contributes to show that risk management strategies and balance sheet asymmetry measures carried out by managers in financial companies are perceived by the users of the information.