Resumo

Título do Artigo

Análise de Sentimento na Área de Gestão e Negócios: Uma Visão Geral e Proposta de Agenda de Pesquisa
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Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Celyce de Sousa Gonçalves Lula
UFG - Universidade Federal de Goiás - GOIÂNIA
2 - Ricardo Limongi França Coelho
UFG - Universidade Federal de Goiás - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

O objetivo deste estudo é investigar o conteúdo de artigos publicados em periódicos nos últimos cinco anos sobre análise de sentimento aplicada na área de gestão e negócios e, apresentar uma proposta de agenda de pesquisa. O estudo realizou uma pesquisa bibliométrica para analisar os dados bibliográficos e, destacar tendências de pesquisas atuais sobre análise de sentimento na área de gestão e negócios. Apresentou-se como resultados o panorama global das pesquisas científicas realizadas nos últimos cinco anos na área de gestão e negócios utilizando a técnica de análise de sentimento. Diversas abordagens foram destacadas neste estudo explorando o conteúdo gerado por consumidores nas mídias sociais, destacando o setor hoteleiro, indústria alimentícia, instituições de ensino, hospital entre outros. Por fim, apresentou-se insights para pesquisas futuras que possam envolver outras temáticas além das que foram encontradas neste estudo bibliométrico.Sugere-se que a técnica análise de sentimento seja aplicada em estudos com temáticas como aprendizagem de memória, cultura e subcultura e propagandas e marcas.

Abstract

The objective of this study is to investigate the content of articles published in journals in the last five years on sentiment analysis applied in the area of management and business, and to present a proposal for a research agenda. The study carried out a bibliometric research to analyze the bibliographic data and highlight current research trends on sentiment analysis in the area of management and business. As a result, the global panorama of scientific research carried out in the last five years in the area of management and business using the technique of sentiment analysis was presented. Several approaches were highlighted in this study exploring the content generated by consumers on social media, highlighting the hotel sector, food industry, educational institutions, hospital among others. Finally, insights were presented for future research that may involve other themes in addition to those found in this bibliometric study. It is suggested that the sentiment analysis technique be applied in studies with themes such as memory learning, culture and subculture and advertisements and marks.